Primeiramente, é preciso destacar o colonialismo Europeu e a disseminação de uma supremacia ranca no país, durante mais de trezentos anos de escravidão, criando uma divisão racial, permeada pela exploração e inferiorização da mão de obra africana. O estigma difundido através de cenário, ligado a esteriótipos, faz com que a diversidade seja ignorada ou vista como forma negativa nas empresas, dificultando o acesso de pessoas negras ao mercado de trabalho.
Ademais percebe-se a influência da falta do acesso adequado a educação básica e profissional a pessoas racializadas, como afirma o professor Luiz Carlos Bresser Pereira "O Brasil é um país desigual em razão de sua estrutura educacional". Por conseguinte, as barreiras sistêmicas impoem a população marginalizada salários abaixo da média dos brancos, e cargos de menor favorecimento.
Portanto, fica evidente a necessidade de incluir e valorizar a população negra, a partir do combate aos estigmas e a desvalorização racial. Com isso, o Ministério da Educação - principal organizador da educação no país - deve, com auxílio das mídias, divulgar programas de capacitação profissional, com cursos técnicos que atendam as demandas, afim de integrar pretos e pardos ao mercado de trabalho.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Foram identificados erros como o uso indevido da vírgula em "Itamar Vieira Júnior, aborda", o vocábulo inadequado "ranca" no lugar de "branca", a grafia incorreta em "esteriótipos" (o correto é "estereótipos") e "impoem" (deve ser "impõem") e a falta de regência em "a educação básica" (o certo é "à educação básica"). Sugere-se retirar a vírgula desnecessária, corrigir a grafia e revisar a acentuação. A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos sem detalhamento adicional.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.