Avatar do usuário
Por ViniciusAlvs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122523
Na célebre saga de filmes "Star Wars", dirigida por George Lucas, a disputa de poder entre os Rebeldes e o Império resultou em uma vasta gama tecnológica, a qual teve seus frutos a serviço de todas as camadas sociais, sendo aplicados a todas as esferas da vida. Entretanto, na maior parte do Brasil, o cenário apresentado por George se restringe a uma mera idealização, visto que se tem no Brasil o carecimento da integração da tecnologia na maioria das escolas, sendo sustentado por dificuldades intrínsecas à sociedade brasileira. Com efeito, torna-se imperativo analisar os alicerces dessa problemática, sendo eles a subalternização da infraestrutura de centros semiurbanos e o descaso populacional.

Em primeiro lugar, é indubitável que a preterição do desenvolvimento de pequenos municípios subdesenvolvidos se consolida em território nacional como um agente perpetuador da insuficiente inserção tecnológica nas escolas brasileiras. Isso se dá, pois, como estudado pela renomada urbanista Jane Jacobs, grandes cidades tendem a alcançar a ascensão econômica em detrimento da infraestrutura de municípios semiurbanos, resultando na formação de "zonas mortas" - áreas sem sinal de internet - nesses. Consequentemente, as escolas situadas em regiões destituídas da infraestrutura adequada enfrentam o difícil acesso à tecnologia, resultante das condições subalternas da infraestrutura local.

Ademais, cabe destacar que a adoção de uma postura passiva por parte da sociedade brasileira exorta a insuficiente inserção tecnológica nas escolas. Paralelamente, como explica o professor israelense Yuval Harari, uma parcela da população se encontra inapta à compreensão dos problemas sociais - fenômeno que pode ser apreendido em território brasileiro, haja vista a inexistência de organizações políticas fomentando o debate acerca da integração da tecnologia nas escolas -. Dessarte, concretiza-se a má agregação de bens eletrônicos nas instituições de ensino, pois não emana do povo o anseio por mudanças. Por conseguinte, é necessário um processo de reversão do quadro, com o intuito de alcançar em Pindorama um cenário símile ao exposto em Star Wars.

Portanto, com vistas a combater a subalternização dos pequenos municípios e garantir o proveito dos bens tecnológicos nas instituições de ensino no Brasil, urge que o Poder Executivo - por intermédio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional - elabore um compêndio contendo requisitos mínimos de infraestrutura a serem seguidos pelos governos municipais. Tal ação deve concretizar-se através de incentivos fiscais - como a bonificação por recebimento de verba - ofertados às prefeituras as quais mais aderirem aos critérios de estruturação exigidos no documento. Espera-se, assim, a aproximação do contexto brasileiro com a ubiquidade tecnológica dos filmes de Star Wars, combatendo a formação de "zonas mortas", o desengajamento populacional e garantindo a incorporação da tecnologia nas escolas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo para s[…]

A violência contra a mulher

Na novela "Segundo Sol", o personagem Ag[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, assegu[…]

Em 1983, Maria da Penha foi vítima de duas tentati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.