Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a exclusão. Nesse sentido, pelo simples fato de autistas não se encaixarem em um padrão inexistente criado pela sociedade, sofrem consequências catastróficas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a inclusão. O que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é importante apontar a falta de profissionais especializados como um impulsionador da evasão escolar no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% em cada 500 crianças no mundo são autistas. Diante de tal exposto, o número de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem aumentando a cada dia, fazendo com que instituições educacionais entre em colapso por não ter preparo adequado.
Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Portanto, é de extrema importância o combate a esses obstáculos. Para isso, é necessário que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, proporcionem a população e a educadores, palestras de conscientização e cursos de especialização, a fim de minimizar ao máximo as questões que envolvem o autismo. Assim, se consolidará uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma (C1): uso de expressões inadequadas e pontuação confusa: 'artigo 5°', 'direito a igualdade', 'informação sem fluidez' podem melhorar para 'art. 5º', 'direito à igualdade' e fluidez entre orações. C2/3: tema é desenvolvido sem aprofundar políticas públicas específicas; fortalecem-se afirmações com dados/estudos atualizados e exemplos concretos (escolas, políticas de inclusão). C4: há conectivos, mas a progressão pode melhorar com articuladores mais consistentes ('além disso', 'porém', 'em especial'). C5: intervenção quase completa (agente, ação, meio, finalidade presentes); detalhar mais exemplos de mediadores (CEIs, capacitação de docentes, acessibilidade) e metas mensuráveis para robustez. Sugestão de melhoria: reescrever trechos com: 'Segundo o art. 5º da CF,...', introduzir propostas com metas (ex.: capacitar X docentes até 2026, ampliar 100 vagas em serviços especializados)
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.