A desproporção de recursos e renda detêm de fatores históricos e ideológicos, dos quais favorecem sua existência e disseminação. Segundo a confederação Oxford Commite for ralief famine (Oxfam), atualmente a riqueza do Brasil, calculada em 63%, está concentrada nas mãos de 1% dos cidadãos. É possível constatar que a renda mal distribuída e o irresponsável destino do dinheiro público são dois alicerces da problemática. Vale ressaltar, que o processo sócio histórico contribuiu consideravelmente, sendo uma ferramenta indispensável de compreensão.
O processo sócio histórico é uma peça fundamental para pensar o impasse populacional. A tese do materialismo histórico dialético do filósofo Karl Marx, descreve o tópico da ideologia, que diz respeito ao meio utilizado pelas classes dominantes para justificar a realidade, promovendo uma explicação do modo como as coisas estão organizadas. Nessa linha, entende-se que há uma ideologia dominante no comando das operações sociais. Portanto, essa fonte informacional favorece o contexto histórico etnocêntrico e o desequilíbrio de artifícios para se viver dignamente.
Em tese, as razões estruturais da desigualdade social estão perpetuamente associadas a um histórico doentio, marcado pela escravatura, período colonizador inadequado e organizações dominantes, resultando em uma sociedade cheia de nuances interligadas ao negativo. Por isso, é primordial que o Governo Federal juntamente com a secretaria nacional de diálogos sociais e articulação de políticas públicas, instrumentalizem e executem planos de reconstrução de direitos básicos, como manda a constituição federal de 1988, da qual garante direitos individuais, sociais, nacionais e políticos. Agindo conforme dito, haverá um quadro populacional mais harmônico e compatível com o Índice de desenvolvimento humano (IDH), resultando uma soma para o campo governamental e comunitário.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com poucas falhas gramaticais. O uso de "detêm" no segundo parágrafo, por exemplo, está incorreto, o correto seria "provêm". (Competência 1)
A proposta de redação foi bem compreendida e o autor aplicou conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema de forma eficaz, demonstrando um bom entendimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. (Competência 2)
As informações, fatos, opiniões e argumentos foram selecionados, relacionados, organizados e interpretados de forma competente em defesa de um ponto de vista. (Competência 3)
O autor demonstrou um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, utilizando elementos conectivos entre os períodos e mantendo o sentido lógico entre eles. (Competência 4)
A proposta de intervenção foi bem elaborada, com os elementos necessários. No entanto, poderia ser mais detalhada, especificando mais claramente os agentes, ações, meios e finalidades. (Competência 5)
Para melhorar a redação, sugiro que o autor revise a gramática e a ortografia do texto e detalhe mais a proposta de intervenção.