Avatar do usuário
Por Andreyna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123135
Conforme a Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos são iguais perante a lei, por isso, o direito à igualdade e a educação lhe são cabíveis por parte do Estado. No entanto, ao observar o aumento da evasão escolar, percebe-se que essa determinação não está sendo realizada, uma vez que a prática não corresponde com a teoria. Assim, urge a necessidade de uma exploração acerca das principais causas desse impasse: a negligência familiar e a inoperância estatal.

Diante desse cenário é válido destacar a negligência familiar como uma peça-chave desse problema. Para Talcott Parsons, sociólogo estadunidense, a família - enquanto instituição social - tem papel fundamental na formação dos indivíduos. Com a alta pobreza de baixas classes do nosso pais podemos observar que cada vez mais crianças estão fora do ciclo escolar influenciadas pelos próprios pais que deveriam ser os principais influenciadores da educação dos seus filhos, porém muitos pais não ver outra opção a não ser retirar seus filhos das escolas para ajudarem nas contas de casa algo totalmente errado e ilegal tirando assim o direito da criança e do adolecente de receber o devido ensinamento que os institutos de ensino fornecem. Logo, denuncia-se o fato de que, devido à negligência familiar, as crianças e os adolescentes não gozam da educação.

É válido discorrer, acerca da inoperância do Estado como um fator coadjuvante que tonifica o aumento da evasão escolar. A esse respeito Gilberto Dimenstein afirma em sua obra Cidadão de Papel que a legislação brasileira é ineficaz, muitas vezes não se concretiza na prática. Diante de tal exposto, mesmo que o Estado tenha o dever de fornecer uma educação de qualidade a população não está sendo realizado com eficácia, pelo fato de que uma das principais causas do abandono escolar está ligado a falta de transporte para levá-las a escola, tendo assim a impossibilidade de frequentar regularmente o liceu. Percebe-se que o Estado posterga seu dever que deveria ser exercido no sistema educacional.

Portanto, a evasão escolar precisa ser mitigada. Para tanto, urge que as escolas -responsável pela propagação do saber- crie palestra, a fim de conscientizar os pais da importância da educação na vida dos seus filhos. Paralelamente, é importante que o Estado disponibilize verbas para a compra e melhoria dos transportes das crianças. Com isso o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
A mobilidade urbana no Brasil

Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil: Impactos […]

De acordo com o artigo 5° da Carta Magna Brasileir[…]

O "ciclo do ouro" – ocorrido no Brasil n[…]

A filósofa Hanna Arendt, em seu livro Eichmann em […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.