Diante desse panorama, é válido destacar que a negligência da máquina pública corrobora os jovens brasileiros. Sob essa lógica, Thomas Hobbes, filósofo inglês, afirma que é dever do Estado proporcionar meios que promovam o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade brasileira à proporção que ainda é insuficiente a tomada de medidas, por parte das autoridades, que visem combater a inoperância governamental, consequentemente, jovens estudantes, sofrem discriminação e preconceito, a exemplo do bullying em instituições educacionais. Desse modo, a displicência da máquina pública fere os princípios pontuados por Hobbes e, ao mesmo tempo, a Lei Maior.
Outrossim, é possível observar que a falta de informação também potencializa a obesidade infantil no país. Acerca disso, para o escritor Peter Drucker, o saber e a informação são recursos estratégicos para o desenvolvimento de uma sociedade. Entretanto, considerável parcela da população possui conhecimento precário sobre os infortúnios advindos da obesidade infantil. Isso, por conseguinte, gera uma má alimentação do jovem, a exemplo, os alimentos gordurosos e os doces. Logo, a desinformação social deve ser combatida.
Depreende-se, portanto, de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Governo Federal, instância máxima da administração pública, por intermédio de políticas públicas, investir em produtos saudáveis, para que, crianças brasileiras possam ter uma vida saudável. Outrossim, mídia, em posse de seu denso alcance a influência, mediante propagandas televisas, reportagens e redes sociais, deve criar um projeto que vise informar a população sobre o aumento da obesidade infantil no país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Há erros como "para que, crianças brasileiras" (retirar a vírgula), "e influência" (corrigir para "de influência"), "televisas" (corrigir para "televisivas"). Evite vírgulas desnecessárias e revise para ajustes gramaticais.
Competência 2: O tema foi compreendido e desenvolvido de forma clara e consistente.
Competência 3: A argumentação foi bem estruturada com informações e referências adequadas.
Competência 4: A coesão entre parágrafos poderia ser aprimorada utilizando mais conectivos, como "Além disso" após "Outrossim" no 3º parágrafo.
Competência 5: A proposta de intervenção traz os quatro elementos, mas carece de detalhamento, como especificar formas de investimento do governo em produtos saudáveis.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.