Avatar do usuário
Por Durkay
Quantidade de postagens
#140309
De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal de 1988- Todos são iguais perante a lei. Entretanto, essa norma não é exercida na sua totalidade, haja vista que a inclusão social de autistas no Brasil é um dos principais desafios da atualidade. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o preconceito e a desinformação social. Assim, medidas atitudinais e estruturais fazem-se necessárias.
Em primeira análise, nota-se que o preconceito dificulta a inclusão social de autistas no Brasil. Nesse sentido, de acordo com Paulo Freire "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Sob tal ótica, trazendo para o contexto atual do Brasil, é evidente que a sociedade ainda enfrenta uma série de barreiras que perpetuam a exclusão de indivíduos autistas. O preconceito se manifesta de diversas formas, desde atitudes discriminatórias em ambientes educacionais até a falta de oportunidades de trabalho. Consequentemente, marginalizado cidadãos autistas e empobrecendo a nossa sociedade como um todo.
Em segunda análise, é indiscutível que a desinformação social é um dos principais obstáculos para a inclusão social de pessoas autistas no Brasil. Nesse sentido, de acordo com a psicóloga Temple Grandin "A desinformação sobre o autismo pode gerar medo, preconceito e isolamento". Sob tal ótica, esta premissa se torna vigente na nossa sociedade atual, haja vista que a população brasileira exclui os cidadãos autistas por não ter conhecimento básico sobre sua condição. Esse desconhecimento alimenta estereótipos negativos e impede a construção de um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Consequentemente, perpetuando o medo, o preconceito e o isolamento.
Portanto, cabe ao governo - órgão responsável por executar as leis e realizar as políticas públicas - promover ações públicas e inclusivas, como incentivar a contratação de pessoas com autismo e proporcionar assistência para as famílias, através de políticas públicas, afim de reduzir o preconceito e o estigma, visando construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, há erros como "artigo 5" (deve ser "artigo quinto") e "afim de" (correto é "a fim de"). Na Competência 4, faltam conectivos para melhorar a fluidez entre algumas ideias. Exemplo: substituir "Consequentemente, marginalizado cidadãos autistas..." por "Isso resulta na marginalização de cidadãos autistas...". Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento sobre como as ações serão implementadas e por quais meios específicos.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.