Avatar do usuário
Por Priscila19
Quantidade de postagens
#139615
Segundo a Constituição Federal de 1988 o direito à liberdade racial é inerente a todo ciadão brasileiro e é dever do Estado assegurar esse preceito constitucional. Contudo, a atual realidade do nosso país, cuja construção foi alicerssada sobre séculos de escravidão do povo africano, pontua o descumprimento da lei vigente, haja vista o degradante cenário de racismo estrutural existente na sociedade brasileira. É urgente, então, entender como o Estado e a sociedade justificam a existência desse quadro hostil.
Sob essa perspectiva, ao analizarmos o papel do Governo brasileiro no que tange a cultura-afro-brasileira, percebemos o grande descaso com a população negra, pois a exclusão e os desafios sociais permanecem intactos. Dessa forma, enxergamos a violência social, descrita pelo sociólogo Muniz Sodré, quando nos deparamos com a negligência estatal no que diz respeito à segurança e a valorização dos negros brasileiros.
Além disso, a própria sociedade invisibiliza os dados diários de violação dos direitos legais da comunidade afro, tornando mais desafiadora a busca pelos valores culturais e pela ancestralidade africana. Essa ação social é baseada na forma como é passada para a coletividade, como afirma o sociólogo Émile Durkheim, que o meio influência os indivíduos. Desta forma, a sociedade brasileira foi construída, negando a importância da cultura dos povos africanos em nosso país.
Diante do exposto fica evidente a necessidade de intervenção do Estado, assegurador das leis, juntamente com a sociedade e as instituições educacionais em promover o bem-estar da população negra, por meio de ações sociais e políticas públicas, voltadas à divulgação da relevância da ancestralidade afro-brasileira na formação da sociedade na mídia e nos centros de ensino, desde a iniciação básica escolar, a fim de promulgar os valores ancestrais que compõem a miscigenação do Brasil, cujo povo africano é, inegavelmente, parte essencial dessa mistura racial.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros gramaticais como "ciadão" que deve ser corrigido para "cidadão" e "alicerssada" para "alicerçada". A frase "ao analizarmos o papel do Governo brasileiro no que tange a cultura-afro-brasileira" poderia ser reescrita para maior clareza, como por exemplo, "ao analisarmos as políticas do governo em relação à cultura afro-brasileira". Faltou detalhamento na proposta de intervenção; sugerir ações específicas ou campanhas educativas poderia enriquecer o texto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.