Avatar do usuário
Por iuany
Quantidade de postagens
#131598
No livro "Capitães da Areia", de Jorge Amado, é retratado um grupo de crianças abandonadas que vivem tendo que sobreviver. Semelhante a obra literária, no atua contexto social brasileiro, observam-se desafios para o enfrentamento de caminhos para promover a educação não violenta e o direito de brincar. Por certo a negligencia governamental, o abandono e a desigualdade social são fatores que favorecem esse quadro.
Percebe-se a princípio, que o descaso estatal possui íntima relação com o revés. Nessa ótica, de acordo com o filósofo Jhon Lock, configura-se como um rompimento do Contrato Social, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que todos desfrutem de seus direitos. Assim, devido á débil ação do Poder Público e á insuficiência de legislação, os impasses para acabar com educação violenta vivenciadas por aqueles que são abandonados e precisam se preocupar com o amanhã, ao invés de estarem sendo criança. dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Ressalta-se, ademais, a situação de crianças de rua em que elas estão inseridas como impulsionadoras do problema. Nesse contexto segundo o escritor Ariano Suassuana, o Brasil é dividido em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos. Sob esse viés, grande parte dessas crianças vivem em condições precárias, por isso, tendem a aceitar qualquer coisa e realizam até mesmo trabalhos criminosos; o que faz com que as dificuldades para enfrentar essa problemática aumentem e tornem essas crianças cada dia mais adultas precoce perante o corpo social. Destarte, é imprescindível que haja mudança.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater essa problemática no Brasil. Logo cabe ao Governo como Estatuto da Criança e do Adolescente, colocar em prática as leis e projetos sociais, por meio de petições e da criação de locais adequados para as crianças brincarem e também palestras em escolas para orientar aos pais na educação respeitosa, a fim de vencer os impasses enfrentados pela criação das crianças e garantir que passem a ser enxergado como crianças e não sofram mais com a educação violenta e a falta de brincar. Por conseguinte, uma sociedade mais longe da que é citada em "Capitães da Areia" será consolidada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear
Comentários
O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais. No entanto, há alguns erros, como o uso incorreto da crase em "devido á débil ação" (Competência 1) e a falta de concordância em "impedir esse cenário continue a pendurar" (Competência 1).

O autor do texto demonstra claramente compreender a proposta de redação, aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema proposto (Competência 2). Além disso, o autor seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Competência 3).

No entanto, há alguns problemas de coesão e coerência. Por exemplo, o uso de "dessa forma" no final do segundo parágrafo não se conecta logicamente com a informação anterior (Competência 4). Além disso, a frase "adultas precoce perante o corpo social" é um pouco confusa e poderia ser reescrita para maior clareza (Competência 4).

A proposta de intervenção é bem elaborada, com a identificação do agente (Governo), a ação (colocar em prática as leis e projetos sociais), o meio (por meio de petições e da criação de locais adequados para as crianças brincarem e também palestras em escolas) e a finalidade (vencer os impasses enfrentados pela criação das crianças e garantir que passem a ser enxergado como crianças e não sofram mais com a educação violenta e a falta de brincar) (Competência 5).

Para melhorar, recomenda-se revisar o texto para corrigir os erros gramaticais e de coesão e coerência. Além disso, é importante garantir que todas as informações estejam claras e bem explicadas.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
160
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
200
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
200

Caminhos para combater a ludopatia no Brasil O […]

Podem corrigir meu texto pfv? Expliquem meus erros[…]

C1 – 160. Alguns desvios de gramática e de estrutu[…]

Colaborador

Nenhum, todas as redações enviadas APÓS a conquist[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.