Sob tal viés, convém ressaltar a negligência proveniente do governo quando se trata de regulamentar as redes. Sob a ótica do filósofo Barnett, o Estado é, devido sua natureza, incapaz de obedecer a suas próprias leis, sendo ineficiente como legislador. Tal afirmativa é condizente com o contexto da falta de segurança nas redes, já que, medidas controladora divulgação de conteúdos ilegais pelos influenciadores – como drogas ilícitas, casas de aposta, propagandas enganosas – são ausentes na realidade brasileira.
Outro fator importante é a restrição das contas dos influenciadores para menores de idade, já que a exposição a determinados conteúdos e ao tempo de tela exagerado pode causar danos irreversíveis aos jovens. Entretanto, tal emergência não é cumprida pelos órgãos mediadores das redes, o que resulta na influência direta sofrida pelas crianças e adolescentes. Desse modo, estudos apontam que 75% dos adolescentes querem ser influenciadores digitais, e que, cada vez mais, tal aspiração está se tornando comum.
Diante dessa realidade, fica claro que são necessárias soluções para mitigá-la. Sendo assim, cabe ao governo punir ao influencer que divulgar qualquer conteúdo inadequado ao ambiente do aplicativo por meio da implantação de leis que constam que a tal conteúdo é ilegal, para, assim, aumentar a segurança nas plataformas digitais. Além disso, é papel dos órgãos responsáveis por cada aplicativo restringir e bloquear a entrada de contas de menores de idade, para que esses tenham desenvolvimento sem complicações. Dessa forma, a regulamentação da profissão dos influenciadores digitais no Brasil terá caminhos para sua realização.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "influencia dores digitais" que deveria ser "influenciadores digitais", e a construção "cabe ao governo punir ao influencer" que deve ser corrigida para "punir o influencer". Para melhorar a argumentação, sugiro reorganizar as ideias sobre os problemas enfrentados pelos influenciadores e a necessidade de regulamentação em parágrafos distintos. Além disso, é essencial detalhar melhor a proposta de intervenção, especificando como as leis seriam implementadas e quais órgãos seriam responsáveis por essa fiscalização.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.