Avatar do usuário
Por besourokafka
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#131089
Na Constituição de 1988 é garantido o direito à igualdade. Todavia, tal direito não é concretizado, visto que a cultura indígena no Brasil é tratada com indiferença e desrespeito, tornando a valorização e a igualdade realidades distantes para esses povos. Nesse sentido, pode-se analisar a negligência estatal e a falta de discussão como precursores da desvalorização.
Diante desse cenário, deve-se observar a inércia do Governo como agravante na questão. Nesse sentido, Nicolau Maquiavel, em seu livro "O Príncipe", disserta acerca do individualismo dos governantes, assíduos em resolver seus próprios interesses em detrimento das necessidades da sociedade. Tal reflexão ecoa no Brasil contemporâneo, visto que o Governo não tem realizado a proteção da cultura indígena, evidenciado na ameaça às terras desses povos, nas quais são praticados atos religiosos e culturais. Essas terras, demarcadas, são questionadas pelos governantes quanto a seu merecimento, já que muitos povos possuem celulares, vestem roupas e, no olhar de muitos, não são mais considerados indígenas, o que pode gerar a destituição de seus direitos territoriais e, consequentemente, de seus direitos de praticar atos culturais.
Além disso, a ausência de debate perpetua o revés. Nesse viés, Jürgen Habermas, filósofo alemão, defende a comunicação como caminho para a resolução de conflitos. Entretanto, tal discussão acerca dos direitos e valores desses povos não é realizada, isso porque muitas pessoas não acham essa temática relevante. Por conseguinte, o preconceito com as diversas religiões desses povos é acarretado pelo desconhecimento cultural. Dessa maneira, a valorização não ocorrerá enquanto medidas dos órgãos oficiais não se realizarem.
Em suma, são necessários caminhos que resolvam a desvalorização. Para tanto, o Governo, órgão administrador da nação, deve promover campanhas que conscientizem a população acerca da importância da cultura indígena presente na sociedade e discutir sobre o direito primordial de terras a esses povos, por meio de canais televisivos que mostrem a realidade e a luta dos indígenas por seus direitos, a fim de gerar a empatia e a valorização da cultura dos povos indígenas pela sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
840
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#131096
Vou tentar olhar mais tarde!:)
0
Avatar do usuário
Por Lyh0610
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#131110
Olá!

Primeiramente gostaria de dizer que percebo melhoras graduais quando leio suas redações. Meus parabéns por isso!

Então vamos lá...
-Sua redação está bem direta e objetiva, o que, na minha opinião, fica muito melhor de ler e entender sem enrolação.
- Acho que você, ao invés de ficar apenas nas ausências e problemas, poderia também colocar os caminhos que o Brasil tem conseguido trilhar a respeito de determinado assunto. Por exemplo, você disse todas as ausências e problemas quanto à valorização indígena no Brasil, mas não colocou os Órgãos governamentais que foram criados para esse grupo em específico com o objetivo de valorização(aí sim, cabe dizer as brechas que tais órgãos apresentam), ou até mesmo os movimentos que os próprios índios fazem como protesto e tal....(Se não lembrasse do nome do órgão governamental[como eu rsrsrs], poderia ter colocado sobre os protestos).
- Leve sua redação como um método científico:
1° Faça sua análise a respeito do tema
2° Crie uma tese a respeito do tema( aqui entrariam os problemas que são enfrentados nesse tema, como a negligência governamental, as brechas presentes nos discursos e órgãos específicos ou a falta de debate que você mesmo disse).
3° Crie uma antítese(aqui entrariam os passos que marcam uma tentativa de melhora de determinado problema.(Os protestos/luta por direitos que eles já fazem, por exemplo)
4° Pense nas hipóteses que fariam determinado tema não ser mais problemático, que seriam as soluções do seu problema(no caso, uma solução possível seria uma assembleia que unisse, pelo menos a maioria dos chefes de tribos brasileiras, sejam elas mais tradicionais e menos tradicionais com os conselhos jurídico e legislativo com o intuito de reverem as leis a respeito do grupo indígena e mudarem aquelas que não resolvem coisa alguma ou punições justas aos que não respeitam as leis já existentes quanto aos indígenas).
5° Coloque em extenso a melhor solução que você encontrou e que você deu uma explicada anteriormente. Por exemplo, se você achou que a parte de punições mais justas seria a melhor solução para o problema, explique como vc fará isso, retomando os assuntos anteriores explicando como essa solução irá afetar o que você apresentou até agora.

Como colocar o método na redação?

Introdução: coloque os passos 1 e 2, faça sua análise e apresente sua tese. (Isso vc já faz muito bem)

Desenvolvimento 1: Coloque sua antítese e não esqueça de retomar os problemas. Nesse parágrafo você vem com os repertórios condizentes e explique a relação das suas tese e antítese.

Desenvolvimento 2: Coloque algumas soluções e escreva mais sobre a que você considera a melhor, as outras servirão mais pra efeito de exemplos mesmo. Não esqueça de retomar sua tese, sempre! (Aqui também cabem repertórios, mas aqui já é questão opcional, pq o obrigatório vc já colocou em cima).

Conclusão: Sobre a solução do desenvolvimento 2, coloque como aplicá-la na sociedade, seja de modo social mesmo ou legal. E não esqueça de colocar os efeitos que isso gerará em relação às suas teses iniciais.

Sobre as teses, vi que você coloca duas, mas pode fazer uma só se achar melhor para fazer a dissertação, aí vai de pessoa para pessoa, e, caso queira mudar seria com treino.

Em suma, é isso. Creio que talvez esse método possa ajudar você de alguma forma, se quiser continuar na sua forma também tá tudo bem, só faça algumas mudanças quanto à antítese mesmo.
Parabéns, mais uma vez, pelas melhoras que você têm apresentado na sua escrita.

Deus abençoe, tenha um ótimo dia. Tmj!
0
Avatar do usuário
Por thewallflwr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#131188
Ei leitor de Kafka, vamos falar da sua redação?
besourokafka escreveu: Na Constituição de 1988 é garantido o direito à igualdade. Todavia, tal direito não é concretizado, visto que a cultura indígena no Brasil é tratada com indiferença e desrespeito, tornando a valorização e a igualdade realidades distantes para esses povos. Nesse sentido, pode-se analisar a negligência estatal e a falta de discussão como precursores da desvalorização.

[color=]INTRODUÇÃO SIMPLES, MAS BEM FEITA E VAI DIRETO AO PONTO, REPERTÓRIO BEM ESCOLHIDO. SENTI FALTA DE UM AMPLIO NA QUESTÃO DA SUA TESE 2, A FALTA DE DISCUSSÃO, ACHO QUE ELE PODERIA TER SIDO SUBSTITUÍDA POR UMA TESE HISTÓRICA. JÁ QUE TODA A JORNADA DO APAGAMENTO DA CULTURA INDÍGENA TEM SEU INÍCIO COM A COLONIZAÇÃO, NÃO TIREI PONTO POR ISSO, JÁ QUE É APENAS UMA OBSERVAÇÃO PESSOAL.[/color]

Diante desse cenário, deve-se observar a inércia do Governo como agravante na questão. Nesse sentido, Nicolau Maquiavel, em seu livro "O Príncipe", disserta acerca do individualismo dos governantes, assíduos em resolver seus próprios interesses em detrimento das necessidades da sociedade. Tal reflexão ecoa no Brasil contemporâneo, visto que o Governo não tem realizado a proteção da cultura indígena, evidenciado na ameaça às terras desses povos, nas quais são praticados atos religiosos e culturais. Essas terras, demarcadas, são questionadas pelos governantes quanto a seu merecimento, já que muitos povos possuem celulares, vestem roupas e, no olhar de muitos, não são mais considerados indígenas, o que pode gerar a destituição de seus direitos territoriais e, consequentemente, de seus direitos de praticar atos culturais.

GOSTEI DO REPERTÓRIO, SUA ARGUMENTAÇÃO FICOU BEM CLARA, MAS VOCÊ ERROU A MÃO DO BOLO NA HORA DE EXPOR OS FATOS; SEU CORRETOR PRECISA SABER AS ORIGENS (TESES) E AS CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA, MAS DE UM JEITOPRÁTICO. QUANDO VOCÊ EXPÕE MUITO NO D1, FALTA ESPAÇO PARA O SEU POSICIONAMENTO SOBRE O PROBLEMA, E TAMBÉM PODE AFETAR A SUA ARGUMENTAÇÃO DO D2.

Além disso, a ausência de debate perpetua o revés. Nesse viés, Jürgen Habermas, filósofo alemão, defende a comunicação como caminho para a resolução de conflitos. Entretanto, tal discussão acerca dos direitos e valores desses povos não é realizada, isso porque muitas pessoas não acham essa temática relevante. Por conseguinte, o preconceito com as diversas religiões desses povos é acarretado pelo desconhecimento cultural. Dessa maneira, a valorização não ocorrerá enquanto medidas dos órgãos oficiais não se realizarem. QUE MEDIDAS? POR QUAIS ÓRGÃOS OFICIAIS?

SINTO QUE VOCÊ "ENGOLIU" ALGUMASLINHAS DESSE DESENVOLVIMENTO POR CAUSA DO D1, E ISSO DEIXOU SUA ARGUMENTAÇÃO MAIS LIMITADA.
SUA TESE FICOU BOA, TEM ANÁLISE CRÍTICA E ESTRUTURA BEM FEITA, MAS PODERIA TER SIDO MAIS APROFUNDADA ASSIM COMO SEU D1, AFINAL O APAGAMENTO DA CULTURA INDÍGENA NA SOCIEDADE TEM RAÍZES HISTÓRICAS FORTES TAMBÉM, PODERIA TER APROVEITADO ESSE NICHO PARA A SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, JÁ QUE ELA FICOU LIGADA AO MEIO SOCIAL.


Em suma, são necessários caminhos que resolvam a desvalorização. Para tanto, o Governo, órgão administrador da nação, deve promover campanhas que conscientizem a população acerca da importância da cultura indígena presente na sociedade e discutir sobre o direito primordial de terras a esses povos, por meio de canais televisivos que mostrem a realidade e a luta dos indígenas por seus direitos, a fim de gerar a empatia e a valorização da cultura dos povos indígenas pela sociedade.

FINALIZAÇÃO BEM ESTRUTURADA, NA VERDADE, NÓS TEMOS UM MINISTÉRIO DESTINADO AOS POVOS INDÍGENAS, ENTÃO ELE PODERIA SER UM AGENTE NA SUA INTERVENÇÃO. SEI QUE ÀS VEZES DÁ UM BRANCO EM MEIO A TANTOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, MAS LEMBR-SE QUE SE A SUA SOLUÇÃO PODE SER EXERCIDA PELO ESTADO, AS SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS PARTICIPAM EM CONJUNTO A AÇÃO DO GOVERNO, ATÉ PORQUE ELE NÃO É ONIPOTENTE.
Toda sorte do mundo pra você! Qualquer dúvida é só chamar.
0

Oi! Sua redação está muito boa! Você aborda bem o […]

Oi! Sua redação traz pontos importantes sobre a vi[…]

Oi! Sua redação tá muito boa e aborda um tema supe[…]

Sla

Oi! Sua redação está muito boa, mas aqui vão algum[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.