Avatar do usuário
Por JnrEnem44
Quantidade de postagens
#134376
A Lei Brasileira de inclusão de pessoas com deficiência (LBI), tem como objetivo garantir o exercício dos direitos e liberdade das pessoas com deficiência em condições de igualdade. Contrário a essa concepção, a realidade brasileira enfrenta desafios na inclusão das pessoas com deficiência, principalmente na promoção da educação formal. Nesse sentido, em virtude ao Estigma social e a falta do acesso físico e digital, medidas são necessárias para enfrentar essa problemática.
Em primeiro plano, cabe ressaltar o estigma social. Segundo o sociólogo Erving Goffman, o estigma social é uma característica social de um sujeito em relação aos outros, na qual um atributo o torna diferente dos demais. Sob essa lógica, há exclusão social como consequência, é um fenômeno complexo que se refere a marginalização dos indivíduos ou grupos da plena participação na sociedade. Por conseguinte, o quadro apresentado deve ser alterado.
Ademais, é importante salientar a falta do acesso físico e digital. Segundo o sociólogo Michael Oliver, a deficiência não é apenas uma questão individual, mas um fenômeno social, resultando da interação entre as limitações das pessoas e as barreiras impostas pela sociedade. Sob esse viés, tem-se como consequência o isolamento social, que ocorre pela falta de interações e conexões significativas com outras pessoas. Assim sendo, são de suma importância medidas que interfiram nesse isolamento.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação (MEC) invista na criação de diretrizes nacionais, para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, garantindo que todas as instituições de ensino sigam padrões mínimos de acessibilidade e inclusão. Por meio de resoluções, a fim de emitir resoluções que estabeleçam diretrizes específicas para a inclusão de pessoas com deficiência. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil com menos preconceito e mais acessibilidade
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.