Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da Infraestrutura inadequada para inclusão. no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto 'As Cidadanias Mutiladas', a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia as pessoas com deficiência constitucionalmente garantidos, à medida que a uma exclusão social, desigualdade educacional e prejuízo na aprendizagem. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que o má influência potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo IBGE 'Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 17,3 milhões de brasileiros com deficiência enfrentam grandes desigualdades em educação e trabalho.. Diante de tal exposto, a falta de informação reforça o estigma sobre distúrbios mentais, levando à banalização dessas condições.. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater o má influência, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado em sua função de promotor do bem-estar social a implementação de adaptações arquitetônicas e tecnológicas nas escolas, mediante investimentos públicos em infraestrutura acessível e tecnologia assistiva. Tal ação terá como finalidade garantir que todos os alunos tenham igual acesso aos espaços e aos recursos educacionais. Assim, à luz perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "o má influência" (deve ser "a má influência") e "constitucionalmente garantidos, à medida que a uma exclusão social" (a construção está confusa). Para melhorar a argumentação, sugiro reestruturar frases longas para maior clareza. Por exemplo, poderia ser mais eficaz dividir a frase sobre Milton Santos em duas partes. Além disso, o desenvolvimento da proposta de intervenção pode ser mais detalhado; por exemplo: especificar quais adaptações arquitetônicas seriam necessárias nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.