Ao criticar alguém por não ter religião ou ter crenças diferentes é de fato um crime onde pode ocorrer prisão ou pagamento de multa. A pessoa que foi julgada tem o direito de criticar dogmas e encaminhamentos, pois é considerado como liberdade de expressões ou atitudes agressivas alguém que comete esses crimes pode não conseguir pagar a fiança, pois é inafiançável e imprescritíveis.
Portanto, é correto afirmar que fiéis de religiões afro-brasileira é os que mais sofrem discriminações tanto pela sua cor de pele quanto pela escolha de sua religião. Esse tipo de discriminação vem desde a época da escravidão até os dias atuais. No tempo atual o número de pessoas que discriminam pessoas por religião têm aumentado cada vez mais no entanto seria correto não ter apenas campanhas em época do movimento negro ou em dados representativos. Deveria ter grupos sociais que reivindicassem sempre essa abolição, para que de certa forma diminuíssem a discriminação.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros principais: Gramática/Norma (Artigo 208 incorreto, falta de maiúsculas, concordância, pontuação) – trecho: “Segundo o artigo 208- em consonância com a constituição da República federativa do Brasil é possível afirmar…”; falas repetitivas e frases longas sem clareza – trecho: “Ao criticar… é de fato um crime…”; erros de concordância e uso inadequado de termos (liberdade de expressões; “religião afro-brasileira é os que”); coesão precária (faltam conectivos e ligações entre ideias) – trecho: “No tempo atual o número de pessoas … têm aumentado”. Proposta de intervenção fraca: não fica claro agente, ação, meio e finalidade. Sugestões de melhoria: reescrever com clareza: “O combate à intolerância religiosa exige campanhas de educação digital e presencial instituídas pelo Estado (agente: Ministério da Educação; ação: promover valores de respeito; meio: escolas, mídia; finalidade: reduzir preconceito).” Reestruture o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo uma linha argumentativa firme e conectivos como, ademais, contudo, portanto, além disso, por conseguinte.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.