Avatar do usuário
Por satmontaigne
Quantidade de postagens
#140523
Muito se fala, no Brasil, sobre a liberdade de expressão e seus limites. Ocasionado, constantemente, por acusações de censura e perseguição em diversos meios de comunicação, o debate escancara a incapacidade do Estado de garantir segurança e regulamentação nesses espaços. Além disso, revela a incontrolabilidade dos mesmos sob a iniciativa privada, que, de forma viesada, permite a difusão de discursos de ódio protegidos por declarações pseudo-democráticas.

Primordialmente, quando não regulamentado, o direito de livre expressão possibilita que o abuso de seu uso seja naturalizado. Exemplo claro disso é Mark Zuckerberg, proprietário da Meta, empresa que engloba aplicativos como Instagram, Threads, Facebook e WhatsApp. O CEO, aliado a políticas extremistas, anunciou, em suposto exercício de liberdades democráticas, que, a partir do momento, permitirá que usuários classifiquem pessoas homossexuais e transgênero como "doentes mentais".

Dessa forma, também é fundamental ressaltar o perigo do controle privado de meios comunicativos. Eles, monopolizados por reduzidos grupos, constantemente servem para propagandear interesses pessoais de indivíduos, transformando serviços midiáticos e sociais em um reflexo da ideologia de seus donos. Uma demonstração desses casos foi o período eleitoral de 2024, em que canais como Globo, Record e filiais excluíram candidatos do partido Unidade Popular Pelo Socialismo de seus debates, objetivando evitar ganhos de visibilidade da organização.

Portanto, conclui-se que, para evitar abusos ou censuras do proveito da liberdade de expressão, é essencial que o Estado regulamente, através do Congresso Nacional, as redes sociais e jornalísticas seguindo as normas da Constituição. Posteriormente, cabe à Pátria estatizar, por intermédio do Ministério da Economia, os canais de comunicação a fim de garantir, definitivamente, a democracia e a soberania nacional.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "viesada" em vez de "enviesada", e a expressão "a partir do momento" que deveria ser seguida por uma indicação temporal mais clara. Além disso, o uso de "Pátria" para se referir ao Estado é inadequado no contexto formal da redação. Sugere-se substituir por "Estado brasileiro". Na proposta de intervenção, falta detalhamento dos elementos; por exemplo, explicar como o Congresso Nacional regulamentaria as redes sociais.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.