De acordo com o IBGE, "os trabalhadores do comércio e de serviços são os mais afetados pela escala 6×1" , oque observarmos disso é que nesse tipo de serviço fica claro a exploração contra o trabalhador, que folga apenas uma vez na semana, sem tempo para outros afazeres, ou passatempo, por conta da alta jornada de trabalho.
Percebemos ainda que a saúde mental é um ponto afetado nessa situação, pois as pessoas que tem determinada carga horária no trabalho não possuem tempo para si, gerando desgaste e sobrecarga física e mental. Esse modelo de escala é comum em áreas de comércio como; indústrias, saúde, produção, logísticas e segurança.
Desse modo, para que isso seja melhorado ou mudado, é importante que surja debates na câmara, alimentando uma lei para o fim dessa escala desgatista, ou então promover com que os trabalhadores tenham acompanhamentos psicológicos, locais de trabalho com mais conforto e mais saudáveis, flexibilização da carga horária, investir em campanhas de conscientização, dessa forma garantimos a bem estar e a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros gramaticais como "oque" em vez de "o que" e o uso incorreto de pontuação, como na frase "como; indústrias". Além disso, há confusão entre os temas assédio moral e carga horária exaustiva. Para melhorar a coesão, sugiro reestruturar frases longas e complexas em sentenças mais curtas com conectivos adequados. Na proposta de intervenção, detalhar melhor como cada ação será implementada para maior clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.