Em primeira análise é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater a taxa de mortalidade. De acordo com o artigo 1 da Declaração Universal de Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porém esse preceito não é concretizado na sociedade, uma vez que o estado não cria medidas públicas voltadas à taxa de mortalidade e, como consequência dessa negligência, o preconceito e o racismo. Dessa forma, fica claro que as autoridades, com urgência, precisam mudar o seu posicionamento diante do impasse.
Outrossim, é crucial explorar o efeito da violência racial como outro agente influenciador do revés. No filme "Corra" da netflix, conta a história de Chris, um fotógrafo negro estadunidense que vai visitar a casa da sua namorada branca, em um local afastado da cidade, onde algumas coisas estranhas começam a acontecer na relação entre brancos e pretos. Destarte, tudo isso tudo isso retarde o impecilho, já que as violências raciais contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos efeitos aos caminhos para combater o racismo no Brasil. Assim, o Ministério da Educação, órgão governamental responsável pela Educação e Cultura deve criar, mediante verbas governamentais. Isso pode ser feito por meio de profissionais da área da educação, em lugares como escolas, de modo utilizar a educação como uma ferramenta de transformação social, a fim da mudança de mentalidade. Com essa ação, a sociedade brasileira poderá chegar perto das convicções platônicas e, além disso, alcançar o bem-estar da sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros gramaticais que comprometem a clareza, como "o povo trabalho" (deve ser "trabalha") e "caminhos para combater o racismo no Brasil representa" (deve ser "representam"). Para melhorar a argumentação, poderia começar com uma definição mais clara do racismo e suas consequências, logo após a citação de Platão. Além disso, o desenvolvimento das ideias sobre violência racial poderia ser mais coeso; sugiro reestruturar para que cada parágrafo tenha um foco claro. A proposta de intervenção carece de detalhamento: mencione como as verbas serão alocadas nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.