Avatar do usuário
Por sofiaperotti
Quantidade de postagens
#131748
A pensadora brasileira Djamila Ribeiro, defende que o primeiro passo a ser tomado para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. No entanto, o que se vê na atualidade contemporânea é o oposto do que a autora prega, uma vez em que a irresponsabilidade da sociedade no que se concerne aos caminhos para combater o tráfico de pessoas no Brasil é mínimo. Desse modo, diversos fatores contribuem para o agravamento da situação, como a desigualdade social e a lacuna familiar.
Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a carência de investimentos em segurança, deriva da ineficácia do Poder Governamental, no que diz respeito a criação de mecanismos, que coíbam tais recorrências. Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à proteção, como assegura o artigo 6º, entretanto devido à baixa atuação das autoridades e a falta de investimentos, legislação e verbas para a sociedade, se cria uma lacuna para que grandes problemas se desenvolvam. Segundo Papa Francisco, “os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal, urgente.
Ademais, é imprescindível ressaltar a lacuna familiar como causadora dessa problemática. No filme Amor de Redenção, a personagem principal Angel é vendida por seu pai para uma casa de prostituição, o negócio acontece pautado na ignorância do pai por questões financeiras, essa conjuntura pode ser observada nos tempos atuais, por ser uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo. Em virtude disso, cabe ao Governo resolver esse problema acerca do tráfico de pessoas.
Portanto, mudanças são necessárias para alterar essa realidade. É preciso que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania promova campanhas de proteção e segurança. Tal ação pode ser feita por meio de documentários divulgados nos meios de comunicação - televisão, redes sociais ou até mesmo em locais públicos com panfletos de cuidados a serem tomados, a fim de instigar o tráfico de pessoas. Além disso, é necessário que o Estado juntamente com as prefeituras dos municípios realizem projetos sociais, com o apoio de profissionais e o auxílio financeiro, com o objetivo de ajudar a população a identificar e reportar casos de pessoas em situação de tráfico. Posto isso, espera-se solucionar essa questão, pois será retirada do cenário de invisibilidade como propõe Djamila.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com apenas alguns deslizes que não chegam a comprometer a compreensão do texto. Um exemplo é a expressão "uma vez em que" que deveria ser "uma vez que". Além disso, a frase "a irresponsabilidade da sociedade no que se concerne aos caminhos para combater o tráfico de pessoas no Brasil é mínimo" apresenta uma discordância de gênero, pois o correto seria "é mínima".

    No que diz respeito à compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, o texto apresenta um desempenho excelente. O autor aborda o tema de maneira clara e efetiva, conectando-o com conceitos de direitos humanos, desigualdade social e legislação.

    O autor também demonstra habilidade em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Os argumentos são bem fundamentados e relacionados ao tema, com o uso de citações relevantes.

    A coesão e a coerência do texto também são muito boas. O autor utiliza mecanismos linguísticos eficazes para construir a argumentação e manter a lógica entre os períodos.

    Por fim, a proposta de intervenção apresenta todos os elementos necessários e está bem articulada à discussão desenvolvida no texto. O autor propõe ações concretas, como a promoção de campanhas de proteção e segurança pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e a realização de projetos sociais pelo Estado e pelas prefeituras.

    Para melhorar, sugere-se revisar o texto após a escrita, a fim de corrigir possíveis erros gramaticais ou de concordância. Além disso, é importante garantir que todas as frases estejam completas e façam sentido dentro do contexto do parágrafo.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Atualmente o país sofre com o aumento da criminali[…]

Violência contra a mulher

Em outubro de 1988, a sociedade brasileira conhece[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê […]

Oi! Sua redação tem boas ideias, mas podemos melho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.