Avatar do usuário
Por ellen11
Quantidade de postagens
#131273
O livro "Utopia", do escritor inglês Thomas More, narra uma sociedade perfeita, a qual se ausenta de conflitos interpessoais. Contudo, a realidade brasileira contradiz essa visão, pois os entraves para controlar as enchentes no país persistem, causando danos irreversíveis à população. Diante disso, dois fatores fazem-se relevantes: a questão social e o silenciamento do problema.

  Nesse viés, é válido destacar o quanto esse panorama supracitado é capaz de gerar males irreparáveis àqueles se encontram em situações de risco, frequentemente vítimas de deslizamentos, doenças e mortes. Nesse contexto, é oportuno citar dados divulgados pelo portal "G1", a qual indicam mais de cem mil brasileiros enfrentam ou já enfrentaram inundações com perdas materiais e humanas. Diante do exposto, é relevante ressaltar que a intensificação das enchentes é resultante das mudanças climáticas devido às ações antrópicas em resposta ao capitalismo- urbanização desordenada, poluição atmosférica e acúmulo de lixos nas ruas- o que acarreta grandes desastres ambientais. Por fim, a falta de ação colaborativa entre população e as autoridades perpétua, ainda mais, esse cenário devastador.

  Ademais, a escritora Djamila Ribeiro argumenta que é impossível intervir em um problema silenciado. Nessa perspectiva, a ideia da intelectual vai ao encontro do pertinente aumento das enchentes no Brasil, originadas também, pela falta de saneamento, infraestrutura adequada, e lixos nos esgotos. Dessa maneira, embora esse quadro seja observado por parte da sociedade, o seu foco é colocado em segundo plano pelos governantes, o que impede a implementação de políticas públicas capazes de mitigar os efeitos dos desastres. Portanto, evidencia-se uma divergência entre a teoria e a prática no que tem que ser feito, o que mostra a inércia do poder público em elaborar e executar medidas resolutivas, agravando essa mazela social.

  Logo, é dever do Estado promover ações de cunho socioeducacional em escolas e comunidades com palestras que mostrem a importância da participação conjunta da sociedade e Estado no controle das enchentes. Além disso, é essencial investir em infraestrutura adequada, saneamento básico e drenagens eficientes para melhor escoamento das águas. Isso pode ser efetivado por meio de parceria com o governo federal que destinará maior percentual do produto interno bruto (PIB) para realização das campanhas. Com efeito, a sociedade perfeita narrada por More virá a se tornar uma realidade brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos deslizes gramaticais. No entanto, há alguns erros de concordância nominal, como na frase "a qual indicam mais de cem mil brasileiros enfrentam ou já enfrentaram inundações", onde o correto seria "a qual indica". Além disso, há repetição de algumas palavras, como "enchentes", que poderia ser substituído por sinônimos para evitar a redundância.

    O texto compreende bem a proposta de redação e aplica conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, fazendo uma análise crítica do problema das enchentes no Brasil e relacionando-o com questões sociais e políticas.

    As informações, fatos, opiniões e argumentos são bem selecionados, relacionados, organizados e interpretados em defesa de um ponto de vista. O autor faz uso de dados e citações para sustentar sua argumentação.

    Os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação são bem utilizados, com a presença de conectivos e organização das ideias. No entanto, há algumas falhas na coesão textual, como na frase "Por fim, a falta de ação colaborativa entre população e as autoridades perpétua, ainda mais, esse cenário devastador", que poderia ser melhor construída para garantir a clareza da mensagem.

    A proposta de intervenção para o problema abordado é bem elaborada, respeitando os direitos humanos. O autor sugere ações concretas e factíveis, como a promoção de ações socioeducacionais e o investimento em infraestrutura e saneamento básico. Além disso, indica a necessidade de parceria com o governo federal para a destinação de recursos para a realização das ações propostas.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

É notório que desde tempos antigos as mulheres são[…]

Na obra "Utopia", do autor Thomas More,[…]

O preconceito linguístico é uma forma de discrimin[…]

Desacelere seu bem maior e a vida

E de fundamental importância o estudo sobre o aume[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.