Avatar do usuário
Por KaioP366
Quantidade de postagens
#130305
No romance de 1953 do exímio escritor norte-americano Ray Bradbury, “Fahrenheit 451”, é apresentado uma realidade distópica na qual livros são proibidos, a sociedade não possui liberdade intelectual desconhecendo sua própria história. Fora da ficção, a juventude brasileira pode vir a sofrer desse dilema mesmo sem o proibicionismo, pois este grupo, em sua maioria, não cultiva o hábito da leitura, que ao ser negligenciado resulta em menor capacidade interpretativa e argumentativa, falta de foco , e perda do senso crítico. Está claro que a insuficiência do sistema educacional e a falta de incentivo à leitura cometido pelas famílias são problemáticas que precisam ser debatidas no meio social.

Sob esse viés, o fracasso das escolas em interessar os alunos à literatura contribui para a pouca prática de leitura entre jovens. Por sua vez, Paulo Freire, patrono da educação brasileira, em seu livro “Pedagogia da autonomia” afirma que: “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”. Paradoxalmente, as escolas impõem às crianças e adolescentes literatura clássica de alta complexidade como primeiro contato, ao invés de uma transição iniciando-se com livros que conversem com a realidade do aluno para que ele posteriormente trace seu caminho na leitura. Logo, sem uma mudança na introdução ao hábito da leitura apresentada nas escolas, este cenário continuará sendo uma realidade.

Ademais, a falta de incentivo à leitura nos ambientes familiares fomenta o distanciamento dos jovens em relação aos livros. Constata-se também, que segundo uma pesquisa encomendada em 2023 pela Câmara Brasileira do Livro, 84% da população adulta do país comprou nenhum livro neste ano. Como resultado, os pais por não lerem muito, acabam não estimulando a prática da leitura para seus filhos, como efeito, se tornam jovens mais interessados em redes sociais e outras tecnologias. Assim, enquanto a ausência de incentivo em casa for a regra, o hábito de ler será a exceção.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para incentivar a prática de leitura entre jovens. Dessa maneira, as escolas – responsáveis pela transformação social –, em colaboração com as famílias, devem estimular o hábito da leitura em crianças e adolescentes, por meio de uma apresentação leve e antecipada capaz de construir o prazer e interesse pela literatura, assim como é expresso por Paulo Freire. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a falta de incentivo das famílias e de garantir que o Brasil seja uma nação, de fato, letrada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por KaioP366
Quantidade de postagens
#130306
@Higorvaz
@Deivison123
@Hyque
@Amandx193
@Nicky7
@kosmo
@Kete
@JLoot
@Ange9757
@Lyh0610
@Adriano1009
@M3RCOS
@joao9090pj
@Evyjpeg
@studymalus
@Thiago07
@Vitoria15
@Darlansilva
@Anon17
@Joeriky89


Alguém poderia, por gentileza, revisar minha redação? Agradeço imensamente qualquer ajuda. Após a revisão, seria ótimo se pudessem destacar os principais erros encontrados no texto, preferencialmente em ordem de importância, e indicar as áreas que precisam de melhoria. <3
0
Avatar do usuário
Por Thiago07
Quantidade de postagens
#130316
@KaioP366 Olha, como avaliador, creio não ser o mais indicado. Entretanto, se posso dizer algo, a minha recomendação seria quanto a pontuação em alguns trechos, pois me pareceu um pouco confuso. Outro ponto, seria sobre a coesão: creio que a transição em alguns poucos trechos podem ficar mais suave (digo isso pois é um dos vários problemas que enfrento).

Bom, é isso. Eu sinceramente gostei do texto e o achei bem escrito. Há citações e dados, além da introdução e desenvolvimento serem bem feitas. Por fim, essa é a minha opinião. Acredito que essas sejam as alterações necessárias.
0
Avatar do usuário
Por KaioP366
Quantidade de postagens
#130366
Muito obrigado @Thiago07 , já me chamaram atenção sobre esses pontos anteriormente, porém continuo cometendo esses erros. Irei estudar mais sobre pontuação e coesão para expurgar essas pendências de uma vez por todas.
0

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação […]

Conviver com a diferença é de grande importância, […]

A Constituição Federal do Brasil - Lei Maior no pa[…]

Como tenho o acesso?

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.