Avatar do usuário
Por Lipe7
Quantidade de postagens
#131391
Ensaio sobre a cegueira retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na questão do enfrentamento à crise climática no Brasil, que negligencia os fatores climatológicos e as massas de ar presentes no território brasileiro. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema que se enraíza na elitização e na ineficiência governamental.


Dessa forma, em primeira análise, a desigualdade social é um desafio presente no problema. Segundo Malala Yousafzai, "não podemos ser bem-sucedidos quando metade de nós é retida". Porém, a perspectiva da ativista não é de fato percebida na crise climática brasileira, visto que, na maioria dos casos, regiões rurais e periféricas são as mais impactadas, enfrentando desde escassez de recursos hídricos até a perda de safras agrícolas. Assim, é imperativo que essa parcela da população não seja retida para que o problema seja resolvido.


Além disso, vale ressaltar que a omissão governamental influencia fortemente o problema. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à alteração dos padrões climáticos, uma vez que, lamentavelmente, o governo não tem realizado grandes investimentos em obras públicas, tratadas como supérfluas pela massa política, sendo necessária a própria ajuda dos cidadãos. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.


Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual. Para isso, o governo federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta a crise climática brasileira. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas para entender as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre a elitização presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
760
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    Notas:


    Comentário: O autor demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais. O texto compreende bem a proposta de redação, aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. Ele seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista de forma eficaz. O autor demonstra um excelente conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. A proposta de intervenção para o problema abordado é bem elaborada e respeita os direitos humanos. No geral, a redação está muito bem escrita e argumentada, com um bom uso de citações e uma clara compreensão do tema proposto. O autor poderia melhorar na Competência 1, prestando mais atenção ao uso correto da norma-padrão da língua escrita.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Spayke
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#131435
Olá, tudo bem? Não sou professor de redação, mas com base em meus conhecimentos vou te ajudar na correção de sua redação, certoo? Vou copiar e colar sua redação abaixo e entre colchetes estarão alguns números que, no final do texto, indicarão alguns pontos de correção ou comentários. Vamos lá!!


Ensaio sobre a cegueira [1] retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. [2] Na realidade brasileira,[3] a crítica de Saramago é verificada na questão do enfrentamento à crise climática no Brasil, que negligencia os fatores climatológicos e as massas de ar presentes no território brasileiro. [4] Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema que se enraíza na elitização [5] e na ineficiência governamental. [6]

Dessa forma, em primeira análise, [7] a desigualdade social é um desafio presente no problema. [8] Segundo Malala Yousafzai, "não podemos ser bem-sucedidos quando metade de nós é retida". [9] Porém, a perspectiva da ativista não é de fato percebida na crise climática brasileira, visto que, na maioria dos casos, regiões rurais e periféricas são as mais impactadas, enfrentando desde escassez de recursos hídricos até a perda de safras agrícolas. [10] Assim, é imperativo que essa parcela da população não seja retida para que o problema seja resolvido. [11] [12]

Além disso, vale ressaltar que a omissão governamental influencia fortemente o problema. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à alteração dos padrões climáticos, uma vez que, lamentavelmente, o governo não tem realizado grandes investimentos em obras públicas, tratadas como supérfluas pela massa política, [13] sendo necessária a própria ajuda dos cidadãos. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. [14]

Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual. [15] Para isso, o governo federal deve criar uma agenda específica [16] para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta a crise climática brasileira. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas [17] para entender as reais necessidades da população. [18] Paralelamente, é preciso intervir sobre a elitização presente no problema. [19] Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. [20] [21]


INTRODUÇÃO:

[1]: Teve tres erros aqui de cara. 1- Faltou as aspas no nome da obra "Ensaio sobre a cegueira". 2- Vc não colocou o autor da obra ( no final da linha vi que é José Saramago, mas isso só foi ali; vc tem q colocar o autor logo do lado da obra. 3- Não se começa a redação já de cara com o nome da obra. Poderia ser assim: "A obra 'Ensaio sobre a cegueira', do escritor José Saramago, retrata a invibilização..."
[2]: O repertório é excelente, inclusive se encaixa em outras temáticas, mas vc não abordou ele mto bem. Quais problemas seriam esses na sociedade que são invizibilizados na obra? O assunto da obra é só isso?
[3]: Faltou um conectivo que ligasse a sua primeira frase com o resto da introdução. Poderia ser assim: "... da sociedade. De maneira semelhante, na sociedade brasileira, a crítica de Saramago é verificada..."
[4]: Quem negligencia? Eu sei que é o governo (tanto que vc colocou a omissão governamental como um dos argumentos). Então, pra não ficar repetitivo, vc poderia escrever de uma outra maneira. Poderia ser assim: "... é verificada no silenciamento do enfrentamento à crise climática no Brasil, assunto importante na atual conjuntura do país, uma vez que é necessária a minimização dos problemas atmosféricos, marinhos e do meio ambiente. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema que se enraíza na elitização e na ineficiência governamental."
[5]: Elitização de quem ou do que? Ficou vago o argumento.
[6]: Sua introdução num geral está mais ou menos. Repertório pertinente mas não produtivo, ficou mto superficial, poderia abordar um poquinho mais. Vc se embolou na contextualização (te entendo). O primeiro arguumento ficou vago. O segundo argumento está bom.

DESENVOLVIMENTO 1:

[7]: Aqui vc colocou um conectivo conclusivo? "Dessa forma" é um conectivo conclusivo, não poderia estar ali. Só aqui vc já perdeu pontos na Competência 4 por erro grave de coerência.
[8]: Aqui tbm teve erro de coerência justamente porque o seu arguemento 1 na introdução ficou vago. Pelo que eu entendi seria a elitização da área urbana comparada com a rural, assim o setor urbano sofreria menos com os impactos climáticos. Porém, esse argumento é num tanto estranho e meio sem sentido. Eu mesmo nãoconsegui entender bem.
[9]: Como assim "retida"?
[10]: Não consegui pegar a relação do repertório com o argumento.
[11]: Novamente não entendi o "retida".
[12]: Seu parágrafo de D1 ficou bem estranho, na minha opinião. O repertório, se tem realmente relação com a temática, não ficou mto claro pra mim. A coesão e coerência prejudicaram mto a compreensão das ideias.

DESENVOLVIMENTO 2:

[13]: Quais obras públicas o governo não tem realizado?
[14]: Seu parágrafo de D2 simplesmente ficou excelente, só não ficou perfeito por conta do item 13 (ficou faltando os exemplos de que obras públicas o governo não tem feito para minimizar o problema).

CONCLUSÃO:

[15]: Intervenção no quê? Eu sei que é sobre as questões climáticas, mas esse é o início de um novo parágrafo. Seria interessante repetir justamente para não ficar pontas soltas (e até mesmo para caso alguém venha ler sua conclusão sem ler o restante do texto, já consiga entender o assunto de sua redação, pois olhando só a primeira frase não fica claro a temática)
[16]: Do que se trataria essa agenda específica?
[17]: O termo "conter" gerou ambiguidade. Conter pode significar "ter em seu conteúdo" (que acredito que seja esse o significado do que vc escreveu), mas também pode significar "barrar algo ou alguém - o ato de conter-se.
[18]: Onde aconteceria essas consultas? Do que se trataria?
[19]: De que forma resolveria a elitização? Vc só jogou a informação ali kkkkkkkk
[20]: A cegueira que o autor retrata seria o silenciamento de várias temáticas. Resolver essa questão climática não necessariamente vai resolver também o silenciamento de outras problemáticas. Os outros problemas provavelmente continuarão silenciados.
[21]: Sua conclusão está interessante, mas com alguns pontos vagos. Sua segunda proposta praticamente não existiu. É necessário solucionar os dois argumentos apresentados na redação, mesmo que uma das propostas esteja incompleta.

DICAS E COMENTÁRIOS FINAIS:

1- Não teve erros gramaticais (ou pelo menos nenhum que realmente chamou atenção, com excessão das aspas no nome da obra). Parabéns!!
2- Repertório da introdução e do desenvolvimento 1 não foram mto produtivos. Na introdução, faltou força no repertório, sabe? Também faltou uma contextualização forte tbm. Já no repertório do D1, faltou clareza, não consegui pegar a ideia do que vc quis dizer. Tente procurar na internet aulas sobre repertório e como contextualizar.
3- Quanto à argumentação, o argumento da elitização ficou vago e superficial. O argumento da omissão governamental vc conseguiu trazer de forma mto boa. Tente procurar dicas de como argumentar com clareza.
4- A ausência de coesão e coerência prejudicou o entendimento da argumentação em alguns pontos. Além disso, vc colocou um conectivo onde não deveria estar. Tente saber como melhorar na competência 4.
5- Sua conclusão abordou os 5 elementos. Faltou uma segunda proposta, e isso tira ponto justamente porque vc apresenta um argumento e não coloca uma solução pra ele, mesmo que seja uma solução incompleta.

C1: 200
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 160

NOTA: 760

É isso! Espero que tenha ajudado de alguma forma. Peço perdão se fui um pouco duro nas críticas, mas é melhor errar aqui pra naõ errar no dia do ENEM. Seu D2 ficou mto bom de vdd, mas seu D1 não ficou mto. Tente melhorar na argumentação e na coesão e coerência. Tenho certeza que vc consegue um 800 ou 900+. Sucesso!!!
0

Um dos períodos literários brasileiros, nomeado de[…]

A constituição Federal de 1998, norma de maior hi[…]

Conforme estudos demográficos realizados pelo Inst[…]

No filme “Não Olhe para Cima”, lançado pela plataf[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.