Segundo Sir Arthur Lewis “a educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Nessa ótica, as tecnologias digitais é indispensáveis, um investimento que ocasionará um futuro rico em conhecimento. Para isso, é necessário que haja uma distribuição de verba o suficiente para garantir aos estudantes um ensino adequado.
Em segunda análise, a desigualdade social no país é perceptível, quando, redes de ensino privada concentra valores para o ensino rico em estrutura tecnológicas, a rede pública é excluída dessa evolução. Immanuel Kant- filósofo prussiano- declara “O homem é aquilo que a educação faz dele". Sendo assim, a partir do momento que há uma exclusão social na educação, o país degradirá em igualdade e direitos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Tendo em vista isso, é imprescindível que o Ministério da Educação disponibilize verba às redes de ensino para garantir o uso das tecnologias digitais na educação. Com isso, o desenvolvimento virá para todos sem distinção de condições sociais. Assim o Brasil progredirá em igualdade e direitos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros principais: regras de concordância e regência (tem→têm, estruturas/qualidade), pontuação e construção de frases longas dificultando a clareza; uso inadequado de citações (Arthur Lewis e Kant) sem contextualização adequada; falta de progressão lógica clara entre introdução, desenvolvimento e conclusão; conectivos ausentes em parte do texto; proposta de intervenção pouco detalhada quanto ao meio/condutor além do agente. Sugestões: reescrever com: “As tecnologias digitais têm se tornado…”; evitar aspas sem explicação; introduzir um parágrafo de desenvolvimento com evidências e dados; usar conectivos com clareza: “além disso”, “por outro lado”, “consequentemente”; na intervenção, especificar ação, meio, agente, finalidade, por exemplo: Ministério da Educação (agente) implementa (ação) redes públicas com infraestrutura de conectividade (meio) até 2026 (tempo) para universalizar o acesso (finalidade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.