Primeiramente, é preciso destacar que a apatia social intensifica a problemática. No conceito de "Banalidade do mal" da filósofa Hannah Arent: "Quando uma atitude hostil ocorre constantemente a sociedade passa a vê-la como banal". Sob essa ótica, o consumo de plástico no Brasil está sendo banalizado pela sociedade, fazendo com que o problema seja recorrente e que continue existindo dentro dos parâmetros brasileiros, sendo assim continuam a não tomar medidas cabíveis e nem evitam a utilização do mesmo. Com efeito, acabando pouco a pouco com o mundo em que vivem e com o futuro de gerações.
Ademais, é válido salientar que a lacuna educacional contribui para o entrave. Na fala do educador e filósofo Paulo Freire, ele afirma: " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Nesse sentido, é visível que as instituições de ensino falham em tentar mudar a sociedade, já que a mesma não os instruem a população acerca dos caminhos para reduzir o consumo de plásticos no Brasil. Como consequências tendo uma população mal informada e mal conscientizada dos males.
Portanto, é necessário que esta situação seja dissolvida. Para isso, o governo, órgão responsável por garantir a condução e a existência de todos, deve prover campanhas para a conscientização da população, juntamente das escolas, por meio de postagens nas redes socias e também ficções engajadas para ser mostrado dentro das salas de aula, retratando o cenário de Bauman e Paulo Freire, solucionamos esta questão.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Erros gramaticais incluem a falta de concordância em "fala do sociólogo se encaixa" (corrigir para "a fala do sociólogo se encaixa") e erros de regência como "instruem a população" (corrigir para "instruir a população").
- A introdução poderia ser mais clara ao relacionar Bauman com o consumo de plástico.
- Falta detalhamento na proposta de intervenção. Sugerir como as campanhas seriam implementadas nas escolas e nas redes sociais.
- Conectivos faltantes, por exemplo, entre parágrafos. Use expressões como "além disso" ou "por outro lado".
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.