Carta aberta aos favoráveis à volta da ditadura.
Estimada sociedade, na condição do estudante e aflita cidadã brasileira, manifesto por meio desta carta aberta minha total repulsa aos movimentos favoráveis à volta da ditadura no Brasil e o meu medo do uso da violência e repreensão como forma de controle. O golpe é militar ainda mantém seus efeitos deletérios na nossa sociedade e retornar a ele é abdicar da nossa liberdade e negligenciar suas vítimas.
"Cada estação da vida é uma edição que corrija a anterior", observou Brás Cubas, personagem de Machado de Assis, garantindo que não devemos repetir os erros das gerações passadas e sim corrigi-las, pois as máculas deixadas pela ditadura ainda estão frescas e é angustiante notar que há pessoas ignorando os milhões de desaparecidos após o golpe militar, as famílias que ficaram desamparadas e toda a violência que o ilimitado poder militar causou. Entendo, caros apoiadores, que buscam resgatar os mesmos avanços econômicos e o padrão do ensino alcançados no período em questão, mas rogo que procuremos outro modo de progresso, um que não resulte em tanta violência e poder através do medo.
Sob este mesmo olhar, no filme "ainda estou aqui", que recebeu indicações ao Oscar e reconhecimento mundial, assistimos ao cenário brasileiro durante a ditadura e uma mãe e esposa sofrendo a repreensão militar completamente impotente. É impossível assistir a este filme e afirmar que o retorno à ditadura será benéfico à população, pois seria como resgatar a crença medieval de Nicolau Maquiavel onde líderes devem ser temidos pelo seu povo para deterem o poder. Portanto, lembremos que esta crença não é verdadeira, que apoiar o retorno ao regime é investir contra os nossos direitos humanos que adquirimos e que perpetua atos de tortura, pressão e terror para com o nosso povo.
Apelo, prezados apoiadores à volta da ditadura, que repensem seu posicionamento, pois o golpe militar deixou inúmeras vítimas e sofremos ainda resquícios dessa violência. Sugiro que trabalhem em prol da sociedade, que procurem se informar a respeito das vítimas do regime militar e observem leis e projetos positivos em outros países para que sejam replicados no Brasil. Desta forma torna-se-ão cidadãos interessados e atuantes no progresso do país e não confirmarão conceitos de agressão e pavor como ferramentas para o controle.
Respeitosamente, cidadã aflita.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros gramaticais como "repreensão" em vez de "repressão", e falta de concordância em "o golpe é militar". Sugere-se corrigir para "O golpe militar ainda mantém...". Na competência de coesão, há ausência de conectivos claros entre algumas ideias. Na proposta de intervenção, os elementos estão presentes, mas poderiam ser mais detalhados. Recomenda-se especificar ações concretas e agentes responsáveis na sugestão final.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.