Percebemos que existem algums fatores que estão contribuindo para a exacerbação desses conflitos, um deles é o aumento da influência da 'internet" e, de modo específico, das redes sociais na vida das pessoas.
Boa parte da população do Brasil e do mundo se informa sobre acontecimentos políticos atravéz de vídeos e textos que circulam nas "redes". O problema disso é que, diferentemente dos canais de reportagens profissionais, muitos desses conteúdos são produzidos por pessoas ou grupos que têm interesses ideológicos ou financeiros, não possuindo, muitas vezes, compromisso com a "verdade". Nesse cenário surgem as notícias falsas ou popularmente conhecidas como "fake news".
Vimos, na época da pandemia causada pelo vírus COVID-19, um exemplo de como um problema sanitário global se tornou uma discussão político-partidária envolvendo confiança ou desconfianças nas vacinas que eram produzidas. Isso prejudicou, de certa maneira, o combate ao vírus.
Consideramos, portanto que o modo como a sociedade está percebendo a política e a democracia está passando por transformações profundas nessa "era digital". Contudo, espera-se que haja um processo de conscientização coletiva que propicie uma capacidade nas pessoas de discernirem o que é verdadeiro ou falso no cenário social e político.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
A redação apresenta erros gramaticais como "ves" em vez de "vez", "algums" em vez de "alguns", e "atravéz" em vez de "através". Corrigindo, teríamos algo como “cada vez mais” e “alguns fatores”. O texto poderia melhorar a coesão com conectivos adequados, por exemplo, substituindo “Consideramos, portanto que” por “Portanto, considera-se que”. A proposta de intervenção está ausente; sugere-se incluir uma ação específica para combater fake news.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.