Em primeiro lugar, conforme a Constituição Federal de 1988, o respeito e a valorização cultural devem ser colocados em práticas. Contudo, esse inciso não é efetuado quando se trata da cultura africana, haja vista que tal etnia no Brasil é inferiorizada e está comprometida. Essa constatação, pode ser feita enquanto há o nítido descaso governamental perante esse problema, pois não acontecem políticas que visem facilitar a expansão e o reconhecimento das práticas de origem preta, provinda da África _ seja pelo estabelecimento de lojas e empresas que espalhem essa linguagem, seja pela promoção de lugares, estátuas ou objetos africanos como "Patrimônio Cultural". Desda maneira, a herança africana é excluída, tendo seus valores negligenciados.
Além disso, vale ressaltar o reflexo da desigualdade racial para a desvalorização da cultura africana. Com o advento da escravidão, iniciada em meados do século XV, o racismo se intensificou, tendo em vista que, os colonizadores europeus, ridicularizava o preto, a qual era vista, por eles, como suja, e a submetia a trabalhos forçados. Diante tal cenário, a herança africana é escarneada, uma vez que ela provém de pretos escravizados. Por conseguinte, músicas e práticas, como o pagode a capoeira, não são reconhecidas como parte do povo africano, mas aperfeiçoamento europeu. Com isso, a sociedade brasileira vê essas tradições desrespeitosamente.
Portanto, é necessário que o Governo, a partir da criação de um Órgão Federal, estabeleça leis que visem promover identidades africanas como Patrimônio Cultural para que, assim, a herança africana receba seu devido valor e respeito e a população a reconheça na sociedade. Desse modo, a capoeira, por exemplo, será vista como uma prática provinda do povo africano e, esse, será valorizado no Brasil. Ademais, compete a população minimizar o racismo, por meio de campanhas e projetos, com o fio de valorizar tal cultura e refutar a "cidadania aparente" abordada por Dimenstein.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação possui erros como "Desda maneira" (deve ser "Dessa maneira") e uso inadequado de vírgulas em trechos como "Conforme a Constituição Federal de 1988, o respeito e a valorização cultural devem ser colocados em práticas". Reescreva para maior clareza. Utilize conectivos mais variados para melhorar a coesão entre as ideias. A proposta de intervenção está bem estruturada, mas poderia detalhar mais o papel do Órgão Federal sugerido.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.