Avatar do usuário
Por Kethyllyn
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118052
No ano de 2011 foi, oficialmente, reconhecido o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, pela a Assembleia Geral das Nações Unidas; comemoração realizada em 15 de junho. Posto que este problema cobra uma visão pública maior, exigindo atenção aos tópicos recorrentes de abandono familiar e negligência cometida pelos cuidadores responsáveis. Acerca deste assunto, deve-se conhecer os pormenores envolvidos.
Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar o contínuo ato de desabrigo familiar cometido contra o indivíduo da terceira idade, ocorrendo quando há ausência dos familiares ou responsáveis. Sob esta perspectiva, apresenta-se o descumprimento do artigo 37 do Estatuto do Idoso, que lhe garante o direito a uma moradia digna. Com isso, é possível notar o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, uma vez que torna-se necessário combater, urgentemente, este quadro.
Além disso, a comissão de descuido profissional para com o ancião desprotegido expõe-se como outro desafio desta problemática. O filme "Intocáveis" retrata a vulnerabilidade de um senhor e o carecimento da contratação de um zelador atento para ajudar-lhe em suas atividades. Tal conceito é materializado no Brasil, de forma que muitos idosos precisam, mas não recebem, o cuidado que sua idade e situação exigem. Logo, tudo isso retarda o combate à violência contra a pessoa idosa no Brasil.
Sendo assim, medidas devem ser tomadas a fim de diminuir este quadro de violação e, a partir da ação pública, é necessário introduzir na cultura familiar, por meio das redes sociais, a organização de campanhas conscientizantes ou através da ascensão de hashtags, a importância do monitoramento familiar em relação aos idosos e suas interações com os cuidadores, para que a valorização da terceira idade e o zelo que eles necessitam não seja mais um tópico violento a ser retratado.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118054
NOTA FINAL 800!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativa-argumentativa. O seu texto possui introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você abordou o tema proposto de forma clara e objetiva.

No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados para atender aos critérios do Enem:

1) Repertório sociocultural: Embora tenha mencionado a comemoração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, faltaram informações mais detalhadas sobre o assunto. É importante que você utilize exemplos concretos e dados estatísticos para enriquecer o seu repertório sociocultural.

2) Coerência argumentativa: Em algumas partes do texto, as ideias não estão muito bem articuladas entre si. Por exemplo, na segunda parte do segundo parágrafo ("Sob esta perspectiva..."), ficou um pouco confuso qual era exatamente o ponto sendo discutido. É fundamental que os argumentos estejam interligados de maneira lógica e coerente ao longo de todo o texto.

3) Proposta de intervenção: A sua proposta foi interessante ao sugerir campanhas conscientizantes nas redes sociais para valorizar a terceira idade e incentivar cuidados adequados com os idosos por parte dos familiares ou responsáveis. No entanto, ela poderia ser mais detalhada quanto às medidas práticas necessárias para implementar essa solução (como quem seria responsável por criar essas campanhas ou como elas seriam divulgadas, por exemplo).

Por fim, é importante que você fique atento à norma culta da língua portuguesa. Há alguns desvios gramaticais e de pontuação em seu texto que podem prejudicar a compreensão das suas ideias.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar a escrita e buscar informações atualizadas sobre os temas abordados nas redações.

Sua redação possui 8 desvios!
0

As redes podem, tornam-se essenciais na vida dos j[…]

Cuidado com a tecnologia

Conforme estudos demográficos realizados pela Acad[…]

A constituição Federal Brasileira, promulgada em 1[…]

Tendo em vista a situação do Brasil, o tema bullyi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.