Diante desse cenário, é válido pontuar a negligência estatal como principal desafio do tópico direcionado. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, um estado que não cumpre seu papel de assegurar aos cidadãos os direitos constitucionais é entendida como “instituição zumbi”. Nessa perspectiva, a proteção de crianças e adolescentes é inviabilizada pela ineficiência do poder público em garantir a sua segurança na sociedade, uma vez que, se tem uma “instituição zumbi”. Dessa forma, é de fundamental importância erradicar o ponto de vista referido para se ter uma população justa.
Ademais, é notável que a disparidade civil presente no corpo social opera como um dilema no tema orientado. Na canção “xibom bombom” - as meninas, a letra da música relata a vida de uma cidadã de classe minoritária que almeja coisas simples da sociedade como o acesso digno à educação. Nesse sentido, a falta de privilégios básicos a crianças e adolescentes conduz a sociedade a persistência do problema apresentado e dificulta o conhecimento sobre o combate ao abuso sexual. Assim, é imprescindível alegar atitude que resolva as problemáticas condizentes com a realidade para se observar um Brasil igualitário.
Portanto, visto os desafios que impossibilitam de haver combate ao abuso infantil realiza-se a necessidade de saná-lo. Para isso urge que o governo executivo - na sua esfera federal - amplie verbas destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir a segurança de crianças e adolescentes. Tal ação, deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de combate a exploração infantil, de modo a articular, em conjunto com a mídia socialmente engajada, palestras e debates que informem a classe infantil o que não deve ser entendido como algo “normal”. A fim de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Afinal, o intuito é que o filme “o som da liberdade” se distancie da realidade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Sua redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, porém há alguns desvios gramaticais. Por exemplo, na frase "No filme “o som da liberdade”, retrata a experiência", o sujeito "filme" não concorda com o verbo "retrata". O correto seria "O filme “o som da liberdade” retrata a experiência".
Quanto à competência 2, você compreendeu bem a proposta de redação e desenvolveu o tema de forma adequada, utilizando conceitos de várias áreas de conhecimento e mantendo uma estrutura clara de texto dissertativo-argumentativo.
Na competência 3, você selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista de forma eficaz.
Na competência 4, você demonstrou um excelente conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Finalmente, na competência 5, você elaborou uma proposta de intervenção bem articulada, com todos os elementos necessários: o agente (governo executivo), a ação (ampliar verbas destinadas a órgãos fiscalizadores e implantação de um Projeto Nacional de combate a exploração infantil), o meio (em conjunto com a mídia socialmente engajada) e a finalidade (garantir a segurança de crianças e adolescentes e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes).
Para melhorar, sugiro revisar a concordância verbal e nominal em suas frases, garantindo que o sujeito esteja sempre concordando com o verbo. Além disso, continue aprimorando suas habilidades de argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Parabéns pelo seu texto!