Diante desse cenário, a negligência do Estado agrava temática. Nesse sentido, tal órgão que, segundo Thomas Hobbes em seu livro "Leviatã", deveria garantir o bem-estar social, falha, ao não elaborar medidas eficazes para assegurar os direitos dos empregados públicos, como salário e carga horária justas, tendo em vista a greve supracitada. Por conseguinte, a insatisfação e desvalorização dos funcionários torna-se regra enquanto medidas governamentais não sejam implementadas.
Outrossim, a inviabilização social aos servidores públicos exerce um grave problema na questão. Nesse viés, Manuel Barros defende a valorização das situações ignoradas. Entretanto, os serviços públicos prestados não são, em sua grande maioria, sequer considerados. Tal como o Correios, empresa a qual diversas reclamações são direcionadas pela demora para o recebimento de encomendas, por exemplo. Ocasionando, assim, o desprezo e a desvalorização desses profissionais, os quais, muitas vezes, são sobrecarregados. Destarte, o sucateamento só cessará quando o cenário atual se modificar.
Portanto, para promover a valorização das instituições públicas, o Governo, órgão administrador da nação, deve propor remuneração e carga horária justas aos servidores públicos, por meio de lei que garanta a estabilidade das novas alterações de condições trabalhistas, a fim de combater o sucateamento dessas instituições e dos servidores nelas inseridos.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.