Segundo dados do ministério da saúde em 2018 foram registrados 158.051 casos de sífilis, sendo 62.599 em gestantes. As consequências podem ser distúrbios emocionais, doenças inflamatória pélvica, infertilidade, lesões fetais, câncer, além de facilitar a transmissão do vírus HIV. A incidência das DST's vem aumentando nós últimos anos, sendo considerada como um problema de saúde pública.
A prevenção é a melhor arma para o combate: Use preservativo, além de evitar a gravidez indesejada, o preservativo é um dispositivo de proteção contra diversas doenças, como AIDS, sífilis e hepatite.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com apenas um erro gramatical: "a incidência das DST's vem aumentando nós últimos anos" onde deveria ser "nos últimos anos".
O autor compreendeu bem a proposta de redação, desenvolvendo o tema de maneira adequada dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Ele apresenta dados e informações relevantes, organiza de maneira lógica e defende um ponto de vista, demonstrando bom domínio dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
No entanto, na competência 5, embora o autor tenha elaborado uma proposta de intervenção ("Use preservativo"), faltou detalhar os elementos como o agente (quem?), a ação (o quê?), o meio (como?) e a finalidade (por quê?). Para melhorar, o autor poderia, por exemplo, sugerir que o Ministério da Saúde (agente) promova campanhas de conscientização sobre o uso de preservativo (ação) por meio de propagandas em rádios e televisões (meio), com o objetivo de reduzir a incidência de DST's no Brasil (finalidade).