Avatar do usuário
Por zanandrez
Quantidade de postagens
#122860
O livro "Trabalho Infantil: O difícil sonho de ser criança" aborda a história de uma adolescente que, após entrar em contato com crianças vítimas de exploração laboral, busca justiça para ajudá-los a sair dessa situação. Nesse contexto, a obra demonstra o fato de que diversas crianças são exploradas através do trabalho infantil e, na maioria dos casos, são orientadas a não buscarem ajuda. Analogamente, essa questão é muito presente na sociedade contemporânea por causa da falta de recursos governamentais para o combate de práticas de exploração infantil, além de que algumas formas deste trabalho andam se normalizando na sociedade.
Nessa perspectiva, afirma-se que um grande motivo para a permanência da exploração de mão de obra infantil ocorre devido a escassez de métodos para solucionar este problema. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida qualquer atividade laboral exercida por menores de 14 anos. No entanto, a negligência do sistema governamental em relação a esse dilema dificulta no processo de melhoria a tal problemática. Desta forma, fica claro que a falta de apoio e soluções de um órgão público prejudica no combate contra o aproveitamento de menores.
Ademais, é possível notar que algumas formas do trabalho infantil estão cada vez mais presentes no meio de convívio social, ocasionando uma normalização desses atos. Segundo o projeto "Criança livre do trabalho infantil", cerca de 72% das mesmas trabalham em residências, causando uma difícil solução para resolver este problema. Em razão disso, percebesse que esta forma de trabalho acabou se normalizando dentro da sociedade, fazendo com que a população não a veja como algo problemático.
Portanto, é de extrema importância tomar medidas concretas para enfrentar a realidade do trabalho infantil no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, órgão encarregado das políticas educacionais em todo o território brasileiro, trabalhar junto com as instituições de ensino para empregar a educação como uma ferramenta eficaz na redução do trabalho infantil e na formação de futuros cidadãos. Além disso, o governo federal, em conjunto com o Ministério da Cidadania, deve garantir a inclusão de indivíduos mais vulneráveis da população nos setores de maiores prosperidades econômicas, buscando reduzir a desigualdade e a necessidade dos mesmos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Desafios para deficientes

Segundo a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o […]

Na Academia de Atenas - reverenciada por muitos hi[…]

Em meados do século XX, o escritor austríaco Stefa[…]

É impossível negar que exista violência no mundo. […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.