Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha de 2023, cerca de 79% dos brasileiros usam as redes como principal fonte de informação, embora seja algo positivo por certo lado já que permite que mais brasileiros tenham acesso a notícias de forma rápida e fácil também e algo negativo levando em conta que a maioria dos sites e mídias sociais como o Google e o Instagram não apresentam um filtro rígido de informações possibilitam que seus usuários publiquem qualquer coisa e somente depois após denúncias e averiguado se a notícia e verdadeira ou falsa.
Além disso, as redes sociais afetam cada dia mais opiniões políticas dos indivíduos principalmente os jovens fazendo com vários creiam e notícias exageradas ou extremamente enviesadas e aplicativos como,o Twitter do bilhonario Elon musk, impulsionam posts do seu posicionamento político pessoal com o objetivo de favorecer um candidato sobre o outro, entretanto a liberdade de expressão seja um direito garantido pela constituição brasileira, mas a disseminação de "fake news" e algo extremamente repugnante e apresenta desafios éticos e morais.
Diante dos argumentos apresentados e dever do governo federal, juntamente do STF, poder responder por cuidar legislativo brasileiro, criar uma regulamentação da mídia mais rígida onde cada post antes de ser feito principalmente por sites de notícias e averiguado e somente após um tempo e postado se as notícias forem comprovados os examinadores deveram ser membros escolhidos a dedo pelo STF para garantir a neutralidade, está medida irá permitir que o espaço digital seja mais justo e diminuir a circulação de notícias falsas possibilitando assim que a sociedade brasileira seja pautada somente em fatos e na verdade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta erros gramaticais como falta de concordância e pontuação inadequada. Por exemplo, "e retratado sobre" deveria ser "é retratado como". Na Competência 2, o tema foi compreendido e desenvolvido com informações relevantes. Para a Competência 3, a organização dos argumentos poderia ser melhor estruturada; por exemplo, separar claramente os pontos positivos e negativos das mídias sociais. Na Competência 4, há falta de conectivos que prejudicam a coesão do texto; sugerimos usar expressões como "além disso" ou "por outro lado". Na proposta de intervenção (Comp.5), faltou detalhamento nos elementos apresentados; poderia-se especificar mais sobre o papel do STF na escolha dos examinadores para garantir neutralidade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.