Avatar do usuário
Por Lillysroom
Quantidade de postagens
#143166
Em sua obra "O Cidadão de Papel", Gilberto Dimenstein disserta acerca da insuficiência dos direitos institucionais, especialmente aos indivíduos de classe baixa. Essa contradição legislativa, no Brasil, se expressa nas consequências da concentração de renda, visto que, além de prejudicar os mais pobres, impossibilita que tenham uma vida plena, com seus direitos cidadãos garantidos. Diante desse quadro lacunar, evidencia-se a urgência de sua análise, assim, cabe a discussão de duas manifestações da situação: o legado histórico e a negligência governamental.
Nesse viés, destacam-se as raízes históricas como principal causa do problema. Desse modo, é pertinente trazer o discurso do pensador Lévi-Strauss, "só é possível entender uma sociedade por meio de seus precedentes historiográficos", de acordo com esta afirmação, situações atuais de uma nação, são reflexos diretos de seu passado material e cultural. Paralelamente, no Brasil contemporâneo, persistem as graves consequências da concentração de renda, problema cujas raízes se tratam da acumulação primitiva de capital -na sociedade brasileira, iniciada nas capitanias hereditárias e na colônia-, se perpetua na atualidade devido a normalização do absurdo contraste da situação econômica entre classes, haja vista que existe pouco debate entre a população acerca dessa injustiça estrutural, sendo assim, consequentemente, há grande desigualdade social no Brasil. Portanto, é imprescindível uma mudança na cultura conformista estagnante.
Dessa maneira, é válido apontar a negligência estatal como fator conivente com o quadro lacunar. Nesse sentido, contribui a tese do pensador alemão Friedrich Hegel, para ele, o Estado é o pilar inicial de uma nação, tendo sob seu controle, os meios correferidos à atenuação das mazelas sociais. Concomitantemente, o poder governamental brasileiro falha em cumprir seu papel de amenizar as consequências da concentração de renda, visto o baixo investimento em políticas públicas que realmente impactam a vida das classes baixas (prejudicadas pela desigualdade), como moradias populares, restaurantes acessíveis e creches gratuitas, as consequências desse abandono para com os cidadãos é a ineficiência de seus direitos básicos, que afeta diretamente sua qualidade de vida, criando um exército de cidadãos de papel. Assim, fica clara a necessidade da reversão da inércia estatal atual.
Em suma, é mister uma intervenção para mitigar o problema. Para isso, o Governo Federal -agente responsável por organizar a nação- deve injetar capital na execução de uma agenda específica de combate de crise econômica, promovendo a abertura de espaços de apoio para a população pobre, como restaurantes públicos, creches e moradias, e que também, por meio de palestras públicas informativas sobre economia -ministradas por profissionais qualificados- terão a finalidade de promover melhores condições de vida ao povo e combater a desinformação acerca das consequências da concentração de renda, em sequência, extinguindo essa mazela social. Apenas a partir dessa atitude incisiva, a narrativa distópica pertencerá apenas aos livros de Dimenstein.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "correferidos" (deveria ser "referidos") e o uso inadequado de vírgulas em "situações atuais de uma nação, são reflexos". Sugere-se reescrever para "as situações atuais de uma nação são reflexos". Na Competência 4, a coesão pode ser melhorada conectando parágrafos com expressões mais variadas. A proposta de intervenção está completa e detalhada.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#143183
Eiii! Adorei sua escolha de tema e como você relacionou referências históricas e teóricas para analisar as consequências da concentração de renda no Brasil. Na C1, sua escrita está bem adequada à norma culta, apesar de pequenas imprecisões. Na C2, você demonstrou excelente compreensão e articulação do tema. Na C3, os argumentos estão bem estruturados e fundamentados. Na C4, a coesão e a progressão das ideias são claras. Por fim, sua proposta de intervenção (C5) é completa e respeita os direitos humanos. Nota 840 (C1: 160, C2: 160, C3: 160, C4: 160, C5: 200).
0

De acordo com a jogadora Marta Vieira, no futebol […]

Segundo o filósofo John Locke: todo ser humano tem[…]

Estou aprendendo.

Eiii! Achei que você fez um ótimo trabalho envolve[…]

Dá Dor á Dignidade

A violência contra a mulher, em suas diferentes fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.