Nesse viés, destacam-se as raízes históricas como principal causa do problema. Desse modo, é pertinente trazer o discurso do pensador Lévi-Strauss, "só é possível entender uma sociedade por meio de seus precedentes historiográficos", de acordo com esta afirmação, situações atuais de uma nação, são reflexos diretos de seu passado material e cultural. Paralelamente, no Brasil contemporâneo, persistem as graves consequências da concentração de renda, problema cujas raízes se tratam da acumulação primitiva de capital -na sociedade brasileira, iniciada nas capitanias hereditárias e na colônia-, se perpetua na atualidade devido a normalização do absurdo contraste da situação econômica entre classes, haja vista que existe pouco debate entre a população acerca dessa injustiça estrutural, sendo assim, consequentemente, há grande desigualdade social no Brasil. Portanto, é imprescindível uma mudança na cultura conformista estagnante.
Dessa maneira, é válido apontar a negligência estatal como fator conivente com o quadro lacunar. Nesse sentido, contribui a tese do pensador alemão Friedrich Hegel, para ele, o Estado é o pilar inicial de uma nação, tendo sob seu controle, os meios correferidos à atenuação das mazelas sociais. Concomitantemente, o poder governamental brasileiro falha em cumprir seu papel de amenizar as consequências da concentração de renda, visto o baixo investimento em políticas públicas que realmente impactam a vida das classes baixas (prejudicadas pela desigualdade), como moradias populares, restaurantes acessíveis e creches gratuitas, as consequências desse abandono para com os cidadãos é a ineficiência de seus direitos básicos, que afeta diretamente sua qualidade de vida, criando um exército de cidadãos de papel. Assim, fica clara a necessidade da reversão da inércia estatal atual.
Em suma, é mister uma intervenção para mitigar o problema. Para isso, o Governo Federal -agente responsável por organizar a nação- deve injetar capital na execução de uma agenda específica de combate de crise econômica, promovendo a abertura de espaços de apoio para a população pobre, como restaurantes públicos, creches e moradias, e que também, por meio de palestras públicas informativas sobre economia -ministradas por profissionais qualificados- terão a finalidade de promover melhores condições de vida ao povo e combater a desinformação acerca das consequências da concentração de renda, em sequência, extinguindo essa mazela social. Apenas a partir dessa atitude incisiva, a narrativa distópica pertencerá apenas aos livros de Dimenstein.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "correferidos" (deveria ser "referidos") e o uso inadequado de vírgulas em "situações atuais de uma nação, são reflexos". Sugere-se reescrever para "as situações atuais de uma nação são reflexos". Na Competência 4, a coesão pode ser melhorada conectando parágrafos com expressões mais variadas. A proposta de intervenção está completa e detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.