Em primeiro lugar, é importante destacar que o início para o consumo de drogas começa em uma família mal estruturada. Nesse sentido, a série "Euphoria" se encaixa nesse contexto, pois apresenta a história de Rue, que nasceu em um ambiente familiar conturbado e usa as drogas como forma de escape. Dessa forma, assim como na série, na realidade brasileira isso acontece com frequência, haja vista que um filho carente de atenção pode acabar buscando preencher essa lacuna em drogas.
Ademais, a omissão mídiatica se mostra um desafio no combate às drogas. Nesse contexto, é válido comentar sobre a frase de George Orwell, na qual ele afirma que a mídia controla a massa. Dessa maneira, devido a passividade da mídia acerca desse tema, o que pode ser notado pela ausência dessa problemática em novelas, propagandas ou notícias, os cidadãos brasileiros passam a não dar importância para esse tópico. No entanto, enquanto a mídia se manter passivo em relação ao consumo de drogas no Brasil, o problema perpetuará.
Portanto, é notório que o consumo de drogas é um problema que precisa ser resolvido. Para isso, o governo- responsável por zelar a nação- deve promover campanhas do combate às drogas, por meio de investimentos na mídia brasileira, como comercias ou propagandas, a fim de que a população tenha conhecimento de que o consumo de drogas é uma problemática que precisa ser erradicada. Ademais, cabe às famílias cuidarem dos seus filhos. Dessa maneira, teremos um país onde o consumo de drogas não será tolerado
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: (C1) ortografia e grafia incorretas: mídiatica, comercias; segredo de grafia (comercias -> comerciais), hífens inadequados (governo- responsável) e alguns desvios de concordância. Sugestão: revisar a norma padrão, evitar repetições de conectivos como “Dessa forma” no início de frases seguidamente; alternar com “portanto”, “assim”, “além disso”. (C2) Desenvolvimento mantém-se dentro do tema, mas o exemplo da série é superficial e há citação indevida de Orwell sem contexto; fortaleça a relação entre evidências e tese. (C3) há uso de informações, porém validações empíricas são ausentes; inclua dados ou estudos. (C4) conectivos presentes, porém há repetição e transições pouco fluentes entre ideias; proponha uma progressão lógica com marcadores claros. (C5) intervenção contém agente, ação, meio e finalidade, com detalhamento suficiente (governo; campanhas; mídia; reduzir/erradicar o consumo). Melhorias sugeridas: reescrever trechos com correção ortográfica, diversificar conectivos, introduzir dados ou fontes, e detalhar a sequência da intervenção (quem faz, o quê, como, para quê)
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.