Avatar do usuário
Por Miks19
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111493
Há uma declaração escrita pelo filósofo Aldous Huxley na qual diz “Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”, ao analisar a declaração e comparar com a atual situação do país, reflete-se em como a cidadania é afetada de modo negativo e positivo pela educação financeira que está em seus primeiros passos no país. Desse modo, torna-se importante entender como essa educação garante o direito a cidadania e qualidade de vida.
Contudo, é importante entender que qualquer pessoa ativa na sociedade é considerada cidadã, visto que, a Constituição Federal de 1998 garante esse direito para todos. Entretanto, dentro da cidadania não se cumpre todos os direitos, principalmente quando observa-se o lado financeiro, tendo em vista que a maior parte da população está endividada segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por falta de oportunidades e conhecimentos básicos advindos de finanças. Isso se torna inadmissível em um país no qual se paga inúmeros impostos e taxas, o Estado não possuir meios para contornar esse problema.
Por outro lado, vale ressaltar que a educação financeira se mostrou um tópico de bastante relevância no mundo, e com isso observou-se os pontos positivos que surgem na sociedade. Para os economistas atuais, entender como o dinheiro de fato funciona trará inúmeros benefícios para tosos, a exemplo disso um déficit no endividamento, investimentos que trarão rendimentos não só financeiros, crescimento mútuo no país e bem como o desenvolvimento da cidadania. Entende-se que a população brasileira está diante de uma situação delicada, pois sim, há benefícios mas também há malefícios se esse caminho em busca da cidadania for orientado de forma errada, agravando o cenário atual.
Desse modo, é importante que o Estado, assim como a população enxerguem melhor a educação financeira como um fator de sucesso, fazendo-se meios de incentivos, campanhas, projetos junto à Instituições Financeiras, até mesmo a inserção de disciplina financeira na grade escolar como forma de educar o cidadão que está em processo de aprendizado e crescimento, vale destacar também que o papel dos pais é fundamental junto com seus filhos em casa, considerando que a sociedade vivencia hoje consequências da geração passada, assim será possível melhorar a qualidade de vida e garantir o direito a todos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.