Diante deste cenário, o descanso governamental se torna um fator agravante, pois uma vez que o cidadão foi detido o governo praticamente o abandona a mercê da própria sorte. Em 1976, o filósofo italiano Norberto Bobbio escreveu a obra "Dicionário da liberdade", na qual critica o fato de o poder público apenas fingir que se importa com os cidadãos e detentos, a verdade é que os réus são marginalizados e como a sociedade concorda com os maus-tratos os deputados e figuras influentes não vêm o porquê de tornarem os presídios locais mais humanizados já que aparentemente o corpo social não se importa com o sofrimento dos reclusos.
Ademais, a exclusão dos detentos também é uma triste realidade. A filósofo Francesa Simone Beauvoir desenvolveu o conceito de invisibilidade social que diz respeito à diferença crônica sofrida por determinados grupos sociais, algo que se faz realidade tendo em vista o esquecimento como é o caso dos detentos onde coisas básicas como saneamento e comida muitas vezes são vistas como luxo.
Há de se combater, portanto, a omissão do governo e a invisibilidade social. Tendo em vista as problemáticas, cabe ao Ministério da Justiça (órgão responsável pela ordem social brasileira) juntamente com o Governo Federal (órgão responsável pela administração do país) vir de encontro a essa "deficiência", por meio de projetos visando a reforma do sistema penitenciário além de destinar verbas para a construção de mais presídios e reformar os já existentes assim garantindo dignidade a todos os cidadãos, sejam eles reclusos ou não desta forma tirando Estado da inércia e priorizar os direitos garantidos na Constituição a todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais como "descanso governamental" em vez de "descaso governamental" e "vir de encontro" que deveria ser "ir ao encontro". Reescreva para maior clareza, como na frase sobre Beauvoir, sugerindo algo como "Simone de Beauvoir desenvolveu o conceito de invisibilidade social, que se aplica à situação dos detentos esquecidos pelo sistema". Na proposta de intervenção, detalhar a ação do Ministério da Justiça tornaria mais robusta a solução apresentada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.