Avatar do usuário
Por gabycriss
Quantidade de postagens
#139308
Na obra "Utopia" do escritor britânico Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, livre de mazelas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra, pois o enfrentamento para a valorização da cultura africana no território nacional é uma problemática existente. Assim, é possível identificar duas causas principais para essa conjuntura: a omissão governamental e as desigualdades sociais.

Diante desse cenário, percebe-se um evidente descaso governamental em relação a essa questão. A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado garantir a todos os cidadãos o direito à vida, educação, segurança e à proteção contra qualquer forma de negligência. Contudo, essa premissa parece ter sido esquecida, visto que são mínimos os esforços para que a cultura africana seja incluida e valorizada como merece. Sob esse viés, pouco se ver ações voltadas a essa herança, patrocinada pelo governo. São sempre as áreas urbanas periféricas do país que se unem para conseguir realizar suas comemorações, através de doações.

Além disso, é importante destacar as desigualdades sociais nessa questão. A filósofa Hannah Arendt menciona: "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". Embora isso não ocorra na prática, uma vez que as crenças e costumes trazidos do continente africano para o Brasil, é por muitas vezes desvalorizados e massacrados. A exemplo disso, as religiões de matrizes africanas, que são frequentemente alvo de exclusão e preconceito por parte de indivíduos que desconhecem ou não procuram saber à fundo do seu verdadeiro significado e importância.

Portanto, cabe ao Estado investir uma maior parcela do PIB (produto interno bruto) na valorização das tradições africanas no Brasil. Essa ação deve ocorrer por meio do Ministério da Cultura, órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas que possa criar projetos socioculturais para inclusão eficaz da herança africana. É também de suma importância que as escolas em parceria com grupos desse meio cultural, realizem palestras educativas, afim de conscientizar e ensinar os alunos sobre as raizes da cultura africana e a importância dela para a sociedade brasileira. Como resultado, as tradições africanas podem se tornar muito mais valorizadas perante á população brasileira. Tal ação tem por finalidade remediar não somente a omissão governamental, mas também as desigualdades sociais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    Principais erros incluem "incluida" (corrigir para "incluída"), "ver" (corrigir para "vê"), e uso de crase incorreto em "à fundo" (corrigir para "a fundo"). Melhorar coesão ao detalhar mais a proposta de intervenção, como especificar ações das escolas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.