Avatar do usuário
Por josias
Quantidade de postagens
#128040
Na atualidade, o uso de inteligência artificial é uma ferramenta capaz de beneficiar a vida de muitas pessoas; contudo, a deepfake, uma tecnologia capaz de escanear o rosto de qualquer pessoa e sincronizar imagens e expressões faciais, permite a criação de desinformação no mundo das redes sociais. Um exemplo disso é o caso da jornalista Renata Vasconcelos, cuja manifestação política foi manipulada.

A deepfake foi criada por um usuário do Reddit, cujo nome de usuário (Deepfakes) deu nome à essa tecnologia temida por muitos. Inicialmente, essa ferramenta foi desenvolvida para mapear o rosto da vítima, que, por sua vez, tinha seu rosto inserido em outro corpo desejado. Essa tecnologia é amplamente utilizada nas redes sociais, em aplicativos como FaceApp, Reface e Zao, tornando-se muito perigosa para pessoas importantes nesse meio de comunicação, como influenciadores e celebridades, devido ao seu uso indevido para fins pornográficos e manipulação de depoimentos. Assim como a Atriz Emma Watson, muitos artistas tiveram seus supostos nudes vazados e, desse modo, todos foram desmentidos, apesar de terem repercutido nas redes sociais como Twitter e Instagram, alguns dos aplicativos onde há maior concentração de vazamento desse tipo de informação falsa.

Segundo o site G1, a deepfake vem impactando a vida de muitas pessoas inocentes. Um exemplo disso é o apelo feito pelos dubladores, que solicitaram a preservação da dublagem viva, sem a interferência de aplicativos que utilizam os mesmos sistemas presentes na tecnologia criada por Deepfakes, os quais geraram vozes para os personagens desejados. Os dados mostram que 60% dos dubladores perderam seus empregos devido à geração de voz por inteligência artificial, um valor significativo que pode ter um impacto enorme em uma comunidade ou mesmo na sociedade. Juntamente com esse apelo feito pelos dubladores, os atores passaram pela mesma situação fora do nosso país, Atores de Hollywood aclamados pelo público participaram dessas manifestações para a preservação de seu trabalho, que, também está sendo ameaçado pelo mesmo recurso.

Portanto, considerando que muitas pessoas em diferentes campos sociais estão sendo vítimas dessa tecnologia, os órgãos governamentais da educação deveriam intervir por meio de palestras sobre esses atos antiéticos e imorais, proporcionando clareza e orientando sobre como se defender da deepfake. As tendências atuais apenas mostram como é crescente o número de alvos e carreiras destruídas por ela.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Segunda a constituição federal de 1988, norma de m[…]

Vivemos em uma sociedade que às pessoas têm o dire[…]

No livro " Utopia" do escritor inglês Th[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.