Sob essa ótica, a ausência de educação digital é um dos agravantes do problema. Desse modo, a preparação tem o papel fundamental para a resolução desse obstáculo. Segundo o filósofo Immanuel Kant a firma que a construção do sujeito passa prioritariamente pela capacitação. Dessa forma, nota-se a necessidade premente da inclusão do letramento digital no Brasil.
À luz disso, é preciso avaliar como o descumprimento legislativo influencia negativamente essa problemática. A esse respeito, a constituição federal de 1988 assegura que é dever do Estado garantir a segurança do cidadão brasileiro. Mas não é o que se vê na prática, tendo em vista que diversos cidadãos utilizam a inteligência artificial para fazer vídeos fraudulentos com pessoas, na maioria das vezes é utilizada em campanhas políticas.
Portanto, é preciso buscar alternativas para reverter esse cenário, assim o Ministério da Educação -responsável por gerenciar o sistema de ensino do país- deve promover ações de letramento digital nas escolas, por meio da inclusão dessa matéria na grade curricular, a fim de formar essa e as futuras gerações mais capacitadas e conscientes sobre o uso seguro das redes digitais, ações como essa tem o intuito de mitigar o problema da manipulação digital.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
1 – Erros gramaticais: falta de crase em “relacionados à manipulação”, uso incorreto de “firma” em vez de “afirma”, ausência de letras maiúsculas em “Constituição Federal” e de concordância em “ações como essa tem” (o correto “têm”).
2 – O tema deepfake poderia ser explorado de forma mais direta, relacionando melhor os argumentos ao fenômeno.
3 – A coesão e a progressão lógica podem ser aprimoradas em trechos com sentenças longas.
4 – A proposta de intervenção apresenta os quatro elementos, mas ainda pode ser detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.