Em primeiro lugar, grande parte da cultura africana no Brasil foi trazida na época da escravidão como crenças religiosas, danças, pratos típicos e vestimentas. Grande parte dessas tradições eram criadas para suportar o sofrimento que sentiam, um exemplo é a capoeira que foi criada com o objetivo de dos africanos na época se defenderem dos brancos que os capturavam para escraviza-los, também tem a feijoada queque é feito de resto de alimentos em um tipo de caldo que ajudava a resistirem a fome e fraqueza geradas pelas condições de trabalho na época.
Em segundo lugar, pode-se notar que essa cultura ainda existe no Brasil, é mostrado em livros de história sobre a origem dessa cultura porém é muito resumido comparado com a história real o que gera a deficiência de conhecimento sobre essa origem, que resulta a persistência desse estereótipo de inferioridade entre povos de diferentes etnias.
Em suma, é de grande importância que a cultura africana seja bastante retratada nas escolas e nos diversos ambientes públicos e privados, é necessário que o governo e a população se juntem como um só para introduzir a construção de museus históricos e culturais que contam mais sobre essa cultura, também é necessário a criação de eventos culturais que mostram as práticas de danças e culinária sendo mostradas por conhecedores dessa área com a ajuda das prefeituras, governo e sociedade. E então pode aumentar a valorização dessa cultura tão importante para a história.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, erros incluem "vem sofrido" (deve ser "vem sofrendo"), "torno" (deve ser "tornou"), e falta de concordância em "queque é feito". Corrigir para "feijoada, que é feita". Na Competência 3, a seleção de informações sobre a capoeira e feijoada precisa de mais precisão histórica. A coesão pode ser melhorada com conectivos como “além disso” ou “por outro lado”. A proposta de intervenção está completa mas carece de detalhamento; sugere-se especificar agentes como “Ministério da Educação” ou “Secretarias Culturais”.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.