Avatar do usuário
Por Reberth
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120801
    A questão da democratização do acesso ao cinema no Brasil, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no país. A gravidade do quadro pode ser evidenciada pelos mais de 54% da população brasileira que nunca foram a um cinema, segundo o site "UOL". Entretanto, o acesso a um cinema democrático está diretamente ligado ao processo de torná-lo mais acessível a uma ampla gama de indivíduos, sem distinção de renda, localização geográfica, posição social ou outras barreiras socioeconômicas. Esse contexto desafiador persiste tanto pela ausência de legislações e políticas públicas quanto pela falta de preços acessíveis.

    Em primeira análise, é evidente a negligência do Estado brasileiro perante ao avanço dessa circunstância desafiadora. Sobretudo, a ausência de legislações e políticas públicas como, por exemplo, melhorias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou famílias de baixa renda, são fatores que influenciam significativamente nas dificuldades do acesso no que diz respeito ao cinema. Além disso, a falta de visibilidade mediante a infraestrutura de algumas salas de cinema, desde salas que apresentam poltronas quebradas até projetores que não funcionam, são exemplos que, também, impossibilitam a utilização do público.

    Ademais, a falta de preços acessíveis e gratuidade são motores que influenciam diretamente nesse contexto, já que muitos cidadãos não têm condições para se deslocarem para áreas urbanas mais desenvolvidas, onde se encontram a maioria das salas de cinema. Todavia, segundo a Constituição Federal de 1988, é direito de todos e dever do Estado assegurar o acesso à cultura no Brasil, o que, por sua vez, não é cumprida, especialmente no que tange ao cinema. Logo torna-se necessário que medidas sejam promovidas de modo a ampliar o alcance da cultura à população.

    Depreende-se, portanto, que tanto o Ministério Público quanto o Ministério da Cultura, como órgãos de superioridade neste assunto, promover os debates a respeito dessa circunstancia desafiadora. Essa ação pode ser realizada por meio da promoção da educação cinematográfica nas escolas, promovendo a aprendizagem do cinema como uma forma de arte e enriquecimento cultural, redução dos preços dos ingressos, programas de subsídios e descontos para grupos específicos, como estudantes, idosos, pessoas com deficiências e famílias de baixa renda, além da construção e melhorias de salas de cinemas em áreas mais suburbanas. Dessa forma, esse empecilho será minimizado no Brasil e, assim, assegurar a vida confortável e bem-estar à população brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A cidadania e participação social tem um papel es[…]

Doenças Mentais

Doencas mentais pode ser visto como um Problema na[…]

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.