Avatar do usuário
Por Alinemach
Quantidade de postagens
#138750
De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o primeiro passo para solucionar uma questão, é tirá-la da invisibilidade. Porém, quando se observa a realidade contemporânea, nota-se que isso não tem se concretizado, uma vez que os desafios para a valorização da herança africana no Brasil permanece sem reconhecimento na sociedade. Nesse viés, a problemática não só deriva da negligência governamental, mas também da lacuna educacional.

Diante desse cenário, nota-se o descaso governamental como fator agravante desse quadro problemático. Nessa perspectiva, é relevante destacar a frase "O Estado calou nossa voz durante a escravidão e permanece silenciando nossa cultura" dita pelo cantor e compositor brasileiro Mano Brown, em uma de suas entrevistas. Diante disso, é indiscutível que o governo mantém uma postura passiva sobre a questão e isso se comprova quando nos museus históricos, o legado africano é representado e resumido aos estigmas preconceituosos do período escravocrata, que marcou durante anos a história do Brasil. Dessa forma, enquanto o âmbito governamental se manter omisso ao problema, a ausência de destaque da temática continuará ocorrendo.

Ademais, outro ponto relevante nessa temática é a falta de conhecimento. Nesse sentido, é relevante ressaltar a ideia associada ao filósofo Francis Bacon, a qual relaciona o conhecimento ao poder, isto é, afirma que o saber fornece meios para alterar o panorama vivido. Sob essa ótica, é evidente que o ensino brasileiro é outro responsável pelos estereótipos presentes na sociedade sobre a cultura africana, visto que nas escolas, há uma ausência de representatividade da herança e história afro-brasileira. Logo, é inegável a necessidade de educar o corpo social para que conjuntura seja atenuada.

Portanto, indubitavelmente, é necessário que medidas sejam tomadas para resolver o impasse. Assim, cabe ao Estado-em sua função de promotor do bem-estar social-por meio de investimentos estratégicos, promover o desenvolvimento de campanhas digitais que conscientizem a comunidade nacional sobre a importância de reconhecer e valorizar a cultura africana e inserir nas escolas uma mudança nas aulas de história, visando atribuir maior reconhecimento sobre as personalidades negras, a fim de possibilitar que a história afro-brasileira tenha destaque nas instituições de ensino. Desse modo, a temática será tirada da invisibilidade e solucionada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros em "permanece" (deveria ser "permanecem") e falta de conectivo em "para que conjuntura". Sugiro "para que a conjuntura". Proposta de intervenção carece de detalhamento nos meios.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Eii, obrigada por me responder! O que faltou nas o[…]

Ei! Gostei da sua argumentação sobre a falta de re[…]

Gravidez na adolescência

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto int[…]

Sedentarismo infantil

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto bac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.