Nesse contexto, Nos é mostrado no Documentário "Muito Além do Peso" (2012): que explora o impacto da má alimentação infantil, mostrando como o consumo de alimentos ultraprocessados é influenciado pela publicidade e contribui para problemas de saúde pública, como obesidade. Em contraste Diversos países desenvolvidos possuem políticas e iniciativas voltadas para promover uma alimentação mais saudável para criança como, a Suécia e o Canadá que seus governos promovem alimentação saudável com refeições balanceadas nas escolas, programas de apoio para famílias e restrições à publicidade de alimentos não saudáveis para crianças.
Por tanto, observa-se também que a relação entre alimentação saudável no Brasil e as desigualdades sociais e econômicas é evidenciada por diversos dados recentes, conforme dados da SciELO- public health, Entre 2002 e 2018, o consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil aumentou de 12,6% para 18,4% da energia total adquirida, enquanto o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados caiu 3,8 pontos percentuais. Esse crescimento está relacionado ao preço mais acessível dos produtos industrializados, especialmente em áreas vulneráveis. Em contrapartida países como Finlândia, Suécia e Noruega promovem dietas saudáveis com políticas de saúde, subsídios e distribuição eficiente, chegando às áreas rurais. Também regulam a indústria para reduzir alimentos ultraprocessados.
Dessa forma, O Brasil precisa adotar políticas públicas mais eficazes para garantir o acesso à alimentação saudável, especialmente para as camadas vulneráveis. Uma solução seria oferecer subsídios para alimentos frescos, incentivar a produção local de alimentos orgânicos e priorizar a educação nutricional nas escolas. Além disso, é fundamental regular a publicidade de alimentos ultraprocessados voltada para crianças, como fazem os países desenvolvidos. Só assim a alimentação saudável deixará de ser um luxo e se tornará acessível a todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais incluem uso incorreto de maiúsculas ("Hábitos", "Nos"), pontuação inadequada e falta de concordância verbal. Sugestão para melhoria: "Desde modo" deve ser "Desse modo". Conectivos como "Por tanto" devem ser corrigidos para "Portanto". A proposta de intervenção é clara, mas poderia detalhar mais o meio. Recomenda-se reescrever parágrafos para melhorar a coesão, usando conectivos adequados e evitando repetições desnecessárias.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.