Avatar do usuário
Por myyyla
Quantidade de postagens
#134186
Segundo a Constituição Federal, promulgada em 1988, onde é garantido o direito a qualidade de vida aos cidadãos e ao meio ambiental ecologicamente equilibrado. Sendo que, também, é dever da população proteger o meio ambiente e patrimônio público. Entretanto, há desafios associados ao combate de incêndios criminosos no Brasil. Nesse sentido, cabe analisar tanto a questão da falta de recursos e infraestrutura dos locais afetados, quanto a questão da conscientização da população.
Primeiramente, os incêndios ilegais e em excesso, prejudicam a vida humana - dificultando na capacidade de respirar e enxergar por causa da fumaça -, animal - perda do habitat natural e risco à sobrevivência dos mesmos - e vegetal - afetando vegetações inteiras, onde, muita das vezes, é impossível recuperar o que foi perdido. Nesse campo, a falta de recursos dificulta ainda mais a recuperação do local. Como o meio afetado já está debilitado em razão dos incêndios, a infraestrutura se torna escassa, por causa da combinação de seca do local, das altas temperaturas e a falta de planejamento de combate às queimadas.
Ademais, mesmo com todas as políticas e conferências sobre o tema, a conscientização populacional é rejeitada, principalmente, por aqueles que cometem o crime, se tornando um grande empecilho para o fim do enfrentamento aos incêndios criminosos. Nesse viés, a falta de entendimento do assunto, fez com que houvesse o "aumento de 100% no número de queimadas no Brasil em um ano", de acordo com O Globo 100. Ou seja, de 79 mil focos de calor, para 158 mil em 2024.
Portanto, tornam-se claros os desafios associados ao combate de incêndios criminosos no Brasil e a necessidade de combatê-los. Dessa maneira, é imperativo que o Governo Federal atue na criação de subsídios destinados ao meio ambiente, isso deve ocorrer por meio de de alteração na lei de diretrizes orçamentarias e crimes ambientais - redirecionando verbas para as ONGs que trabalham nesse meio e enfatizando multas e, até mesmo, prisão para aqueles que cometem tal crime -, a fim de reduzir os incêndios no país. Consequentemente, garantindo a conscientização do direito e do dever que a Constituição Federal estabelece.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.