Avatar do usuário
Por Kaylanerr
Quantidade de postagens
#123782
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos desafios da doação de órgãos no Brasil que muitas famílias enfrentam os dilemas éticos ou religiosos na hora de decidir o que fazer em uma situação com um parente. Com isso emerge um problema sério, em virtude da formação familiar e da sensação de superioridade. Nesse, cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um fator do problema. Aristóteles definiu "Família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, o meio familiar tem papel basilar na doação de órgãos, visto que muitas famílias ser nega a doar os órgãos do seu ente querido por motivos de religião. Assim surge que as familias reconheçam o poder que tem de influenciar o coletivo e mudem sua postura. Além disso, outro fato influênciador é a sensação de superioridade. Bourdieu define "violência simbólica" como a interiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência está presente na doação de órgãos no Brasil, uma vez que a esperança de um milagre é a negação vão muito além do medo e dos conflitos familiares, que pode causar um problema de saúde mental.
Dessa forma é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. para isso, a TV deve criar um programa que aborda uma serie de entrevistas com as pessoas sobre a doação de órgãos e uma conversa clara com médicos e cirurgiões afim de reverter a discriminação que implora tal ação pode, ainda conter uma divulgação em outras redes, sociais para chegar a formação familiar presente no problema.
Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No contexto atual do Brasil, muito se fala sobre c[…]

Desde a época da colonização e exploração das terr[…]

Intolerância religiosa

O artigo de número 5 da constituição garante a lib[…]

Dengue

A dengue vem aumentando casos gradualmente após ch[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.