O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que o direito a educação pertence a todos. Contudo, durante a pandemia notou - se que, a desigualdade social se tornou mais vísivel a sociedade. Tendo em vista que, a falta de recursos necessários inviabilizou o ensino, principalmente nas comunidades com menos acesso as redes. Essa situação, além de inviabilizar o ensino, inviabilizou também o aprendizado de grande parte das crianças e adolescentes de classe baixa, que, não tinham fácil acesso.
A falta de interesse do Governo causou na sociedade disfunções e atrasos que poderiam ser evitados. O investimento em outras áreas e a falta de investimento na educação demonstram que o descaso governamental não é algo novo. A classe baixa sofre as consequências do desinteresse do governo há anos, a falta de investimento não trás malefícios apenas para a classe baixa, mas, toda a sociedade nota a desvalorização do ensino público, da mesma forma nota - se que a lacuna educacional entre o ensino público e o ensino privado está cada vez maior.
Em via disso, para que haja solução para essa situação, é crucial que o Ministério da Educação crie programas, não só de incentivo a educação, mas também, programas que viabilizem recursos tecnológicos e educacionais. Dessa forma, haverá o uso competente dos recursos e as disfunções e atrasos sociais diminuirão, tornando assim, o âmbito social mais igualitário para as classes menos beneficiadas
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a pontuação em "A série 'Segunda Chamada', mostra" (a vírgula não é necessária) e "não trás malefícios" (o correto é "traz"). Para melhorar a coesão, considere reestruturar algumas frases para evitar repetições, como em "A falta de investimento não traz malefícios apenas para a classe baixa". Além disso, ao elaborar a proposta de intervenção, inclua um agente específico e detalhe mais os meios e finalidades. Por exemplo: "O Ministério da Educação deve implementar programas de formação digital para professores, visando garantir acesso igualitário às ferramentas tecnológicas."
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.