Desde 2021, itens raros que africanos escravizados utilizaram para seus "trabalhos" no Brasil estão na França de forma ilegal, pois o país não possuí navio legalizado e com estrutura para transporte de retorno. Ambos países - Brasil e França - não tomam uma posição para resolver a questão. Enquanto isso, negros, descendentes de africanos e amantes da cultura não possuem acesso ao legado e costumes que esses patrimônios carregam consigo, dificultando a compreensão da tradição.
A diferença de comportamento cultural onde vestimentas, religiões e cânticos causam estranheza para o brasileiro leigo, gerando preconceito que é o maior obstáculo para a valorização da herança africana no Brasil. Quando os itens citados anteriormente retornarem, ficará mais fácil de explicar a importância de cada um deles ao estudante brasileiro, agregando valor e desmistificando achismos. Aristóteles - grande pensador da antiguidade - dizia que "o saber é a única coisa que diferencia o humano de outros animais", seguindo nesta linha de raciocínio, enquanto a informação não for prioridade para o Ministério da Cultura e Ministério da Educação, descendentes de africanos continuaram a encontrar empecilho para dar longevidade a sua herança histórica.
Dito isto, podemos concluir que acesso a informação de forma descontraída em museus e campanhas publicitárias ajudaram a agregar valor a origem africana. Programas televisionados poderão dar a vez de fala a historiadores e descendentes de africanos, além de mostrar a cultura baiana pois são fontes confiáveis a passar informações a população amadora. Com tais informações poderemos adquirir o saber e continuar sendo diferentes dos demais animais, como no pensamento de Aristóteles.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de gramática como "possuir" em vez de "possui". Falta coesão entre parágrafos; use conectivos. Proposta carece de detalhamento, como especificar ações e meios. Reescreva para maior clareza e fluidez textual.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.