Diante do cenário exposto, o hipocondrico está em estado de alerta e preocupado com a própria saúde. Nesse viés, esse transtorno pode gerar obsessão e prejudicar relações pessoais. Por isso, vale mencionar a série americana “Grey’s Anatomy”, na qual uma paciente hipocondrica tem medo de germes a ponto de usar máscara facial em todo lugar. Analogamente, observa-se que, no contexto brasileiro, o medo constante de estar doente pode levar um ciclo obsessivo de medidas rígidas e de ansiedade.
Outrossim, a internet e redes sociais não pode ser usada para autodiagnostico pois na maioria das vezes, são diagnósticos incorretos. Para fundamentar essa ideia, vale ressaltar o seriado “O Professor”, no qual uma aluna se diagnostica com Síndrome de Tourette pois ela viu os sintomas no Google e pensou que tinha. Por conseguinte, o autodiagnostico por causa da internet pode afetar o sistema de saúde com demandas desnecessárias. Logo, a ajuda da internet para o diagnostico não só agrava o problema, mas também dificulta o atendimento de casos mais urgentes.
Portanto, denota-se a urgência de medidas governamentais que alterem esse óbice. Logo, o Ministério da Saúde, responsável pelo bem-estar físico e mental da população, deve, por intermédio de mobilizações sociais, promover o tratamento para hipocondricos. Tal ação será permeada por meio de campanhas, ONGs e universidades, com o intuito de controlar a hipocondria das pessoas com psicoterapia direcionada, com o intuito de reduzir esse impasse. Por fim, essas ações serão responsáveis por impedir os desafios da hipocondria no Brasil.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na dimensão do domínio da norma-padrão, identificou-se alguns deslizes relacionados à concordância e à acentuação. Por exemplo, na abertura do texto temos: “Na telenovela brasileira “Tieta”, inspirado no romance de Jorge Amado…” – o particípio “inspirado” deveria concordar com “telenovela” (feminino), sugerindo “inspirada”. Outro caso ocorre em “Outrossim, a internet e redes sociais não pode ser usada para autodiagnostico…”. Aqui, o sujeito composto exige a flexão do verbo e do particípio: “não podem ser usadas”, além de “autodiagnostico” necessitar do acento (“autodiagnóstico”). Ainda, note-se o uso de “hipocondrico” e “hipocondricos” ao longo do texto, que deveriam estar acentuados (por exemplo, “hipocondríacos”), o que configura erro de acentuação. Todos esses apontamentos, embora presentes, se contam como três tipos distintos de erro (concordância e acentuação em dois contextos), justificando a pontuação máxima segundo o critério disponibilizado.
Quanto à compreensão do tema e estrutura