Diante desse cenário, nota-se a falta de atuação governamental como fator potencializador da inacessibilidade de muitos indivíduos residentes no espaço rural ao mundo virtual. A partir disso, confirma-se a perspectiva do sociólogo polonês Zygmunt Bauman a respeito do mau funcionamento das instituições políticas, a qual revela que, apesar de presentes, não cumprem sua função social com eficácia. Nesse sentido, observa-se que, a partir da ausência de ações das autoridades, um cenário de isolamento dessa população se perpetuou, fazendo com que não lhes fosse possível acompanhar o processo de digitalização dos indivíduos residentes na área urbana. Logo, torna-se clara, por dedução analítica, a potencial relação entre a ausência de inclusão digital no meio rural e a inoperância do Estado.
Ademais, é válido ressaltar que o fenômeno patológico supracitado é instigado pelas relações sociais desiguais enraizadas no país. Sob essa visão, o escritor e jornalista Barão de Itararé diz que “os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes”, por isso, pode-se perceber a existência de uma desigualdade no que tange a inclusão digital. Isso porque a população urbana é privilegiada em relação a inserção neste mundo virtual, com os melhores serviços a seu dispor, tanto pela eficiência quanto pelo orçamento financeiro, já a rural carece deste serviço, desencadeando uma série de consequências negativas no que se refere a efetividade de direitos e exercício da cidadania. Evidencia-se, assim, a desigualdade como motivadora da ausência da sociedade rural em meios tecnológicos.
Portanto, infere-se a necessidade de se combater a falta de acesso aos meios digitais no meio rural brasileiro. Dessarte, o Poder Executivo federal, ente político responsável pela administração nacional, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, devem realizar programas que ampliem o acesso aos instrumentos digitais para a sociedade residente em zona não urbana, seja de modo indireto, como ações de incentivo às empresas que ofertem serviços desta natureza, ou direito, como distribuição gratuita destes instrumentos, visando incluir, cada vez mais, o mundo virtual nas áreas rurais. Desse modo, não haverá mais uma “cegueira branca” presente na realidade brasileira, como exposto por Saramago.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, foram identificados erros gramaticais como a falta de concordância verbal e nominal em "o Poder Executivo federal, [...] devem realizar programas" (correto seria "deve realizar programas") e o uso incorreto de crase em "a exemplo da inoperância estatal" (sem necessidade de crase). Sugere-se reescrever para corrigir esses erros. No restante do texto, a argumentação é clara e bem estruturada, com conectivos adequados e uma proposta de intervenção detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.