Dito isso, na contemporaneidade, as minorias sociais frequentemente enfrentam discriminação em diversos âmbitos, como no mercado de trabalho, educação e acesso a serviços. Nesse contexto, pode se citar o filme “Estrelas Além do Tempo”, o qual narra a história de três mulheres negras matemáticas que trabalharam na NASA durante a corrida espacial, enfrentando o racismo e a segregação. Dessa maneira, é visível que há acontecimentos de preconceito em diversos locais, principalmente de trabalho, o que dificulta a inclusão dessas pessoas na sociedade, principalmente no Brasil, visto que com base no G1, apesar de possuir um grande número de minorias, não há 10% dessas pessoas em empresas. Logo, essa discriminação acaba levando à exclusão social e à perpetuação de desigualdades.
Além disso, a baixa participação de grupos minoritários em espaços de poder e decisão, como na política e na mídia, dificulta a defesa de seus interesses e a construção de uma sociedade mais justa. Sob esse viés, é possível observar a escritora Carolina Maria, que retrata em suas obras a realidade da vida na pobreza e a luta pela sobrevivência de pessoas que moram na favela, destacando a exclusão social e a falta de oportunidades para esses indivíduos. Desse modo, a ausência de acesso a oportunidades é outro fator para a falta de inclusão e reconhecimento dessas minorias. A vista que, contribui para a barreira que essas pessoas têm que enfrentar para acessar educação de qualidade, emprego e saúde.
Portanto, é nítido que o preconceito e a falta de acesso a oportunidades são desafios da inclusão e da representatividade das minorias sociais no Brasil contemporâneo. Por isso, a mídia deve, por meio de campanhas em redes sociais, como Instagram e Twitter, dar voz a grupos minoritários, mostrando suas experiências e perspectivas de forma autêntica e respeitosa, para que a sociedade compreenda o problema que esses indivíduos passam no dia a dia.Ademais, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania deve, por meio de políticas mais rígidas, garantir que todos tenham acesso igualitário a direitos e oportunidades, a fim de que todas as pessoas tenham o acesso a oportunidades. Assim, o filósofo Paulo Freire teria sua ideia mais próxima da realidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros/falhas: repetição de ideias sem aprofundar (p. ex., “desafios da inclusão” repetido; trechos confusos: “A vista que”). Uso inadequado de conectores (logo, desse modo, ademais) sem progressão clara. Propostas de intervenção aos poucos aparecem, sem detalhar agentes, ações, meios e finalidade de forma consistente. Sugestões: reescrever com organização clara (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão); usar conectivos de coesão (além disso, portanto, contudo); especificar intervenção: “Agente: Ministério X; Ação: promover políticas; Meio: redes/educação; Finalidade: ampliar acesso a direitos.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.